terça-feira, 31 de maio de 2011

Trabalho p/ os alunos do 1º ano - Ensino Médio

"LIXO E ARTE" - Reaproveitando materiais.


[tim_sue2.jpg]

Acesse o link: http://ensinandoartesvisuais.blogspot.com/search/label/Arte%20e%20Lixo e observe como diversos artistas plásticos por todo o mundo estão reutilizando materiais reciclados ou lixo para criarem suas obras. O que vc acha disso? Qual obra ou artista chamou mais a sua atenção? Por que?
Post o seu comentário neste Blog até o dia 19 de Junho.
Não esqueça de colocar seu nome, nº e série.
Bom Trabalho!

106 comentários:

  1. Eu acho que ser usarmos lixo e matérias que não são utilizados pela a sociedade atual, para fazer arte podemos mostrar e conscientizar a sociedade de que muitas coisas que pensamos ser lixo podem ser reutilizadas. As obras que mais me chamaram atenção foram às esculturas de lixo e luz, porque para serem realizadas necessitam de um grande talento e concentrarão do artista e não são fáceis de serem feitas.

    João Pedro Nº21 1ºB

    ResponderExcluir
  2. Para mim é uma grande idéia pois, estamos preservando o lugar que nossos filhos irão viver porem não irá adiantar em nada se com o decorrer do tempo esses materiais voltarem para o meio ambiente. As esculturas de lixo e luz são as mais empolgantes, devido aos detalhes que devem ser muito precisos e também pela competência do do autor.
    Luigi Nania 26 1C

    ResponderExcluir
  3. Achei o trabalho de todos os artistas muito interessante pois ,ninguém da valor para o lixo ,e eles mostram que o nosso lixo não e totalmente lixo ainda dar para ser aproveitado, alem de ser uma atitude que ajuda o meio ambiente pois tira o lixo que seriam depositados na rua ou em locais impróprios E os transforma em artes.O artista que mais chamou a minha atenção foi o escultor edouard martinet,pois o trabalho dele e magnífico,muito difícil de ser feito,quando você olha para ele você pensa impossível fazer isto com sucatas,alem de dar formas de animais para suas sucatas.
    Matheus toscano n 33 1b

    ResponderExcluir
  4. Esse modo de usar o lixo é interessante, as pessoas pensam que não dá mais para ultilizar o que joga fora, mas esses artistas mostram o contrario e que pequenas tampas de garrafas dão parar fazer uma caricatura, e é um modo de reciclagem até, e ajuda no meio ambiente pois esses lixos demoram para se decompor e são jogados em lugares errados, tipo rios. As obras que eu mais gostei foram a da "moda e papel" que são roupas feitas de jonais velhos, e "esculturas com sucatas" que são esculturas de animais feitas de sucatas, ficaram bem legais, bem interresantes.

    Ana Carolina Navarro Flore nº:3 1ºB

    ResponderExcluir
  5. Não há dúvida de que toda a arte é maravilhosa, independente da matéria em que ela está sendo realizada.
    À meu ver esses artistas plásticos demonstram o quanto nós podemos fazer com aquele lixo qualquer que,na maioria das vezes,ignoramos, partindo desde você até ao mundo em que vivemos, no simples gesto de estar poupando o meio-ambiente ao não jogar aquele papel no chão ou até mesmo aquela latinha de coca-cola que você tanto idolatra...(senão não jogaria,né?),sem mencionar que a elaboração propriamente dita desta arte exigirá de você uma boa capacidade de criatividade,ampliando o seu auto-desenvolvimento intelectual ao realizá-los
    A obra que mais atraiu a minha atenção foi:"lixo vira arte no horário nobre",pois com dedicação e esforço, não importa o trabalho que for, você sempre sairá lucrando mais tarde por tê-lo feito.

    Otávio Augusto n°35 1ºb

    ResponderExcluir
  6. As obras que eu mais gostei e que mais chamaram minha atencao foram as de Tim Noble e Sue Webster, pois na primeira vez em que os vi, pensei que um monte de lixo nao poderia ser conciderado uma obra de arte, porem ao perceber a sombra que esse monte de lixo formava, finalmente vi a arte criativa que Tim e Sue criaram, uma arte que incomoda e mexe com o observador, muito legal!
    E sobre a questao de oque penso sobre a arte que recicla eu acho uma ideia bem diferente e boa para chamar a atencao das pessoas para os problemas que o mundo vem passando...
    Adriana Numero1 Serie1C

    ResponderExcluir
  7. Essa arte é incrível, principalmente por usar o lixo como materia prima de grandiosas obras . O fato de usarem algo que a população descarta mostra que simplesmente tudo pode virar arte nas mãos das pessoas certas .
    As obras do artista Edouard Martinet me chamaram a atenção, pois não é sempre que vemos sucata transformada em esculturas como as que ele faz. O uso do lixo para esse meio se torna muito inteligente e mostra que literalmente tudo pode virar arte .

    Nome: Fabricio Silva n˚: 13 Série: 1˚ A

    ResponderExcluir
  8. Achei tudo muito interessante pois somente algumas pessoas tem o dom de pegar simples coisas e faze-las se transformarem em algo bonito e criativo. O que mais me chamou atenção foi a Arte com Lixo e Luz, porque tem que ser muito bom pra conseguir que a imagem fique perfeita daquele jeito com objetos tão simples.

    Giovanna Della Brostoline - n° 15 - 1° B

    ResponderExcluir
  9. A maneira com que o artista transforma o lixo em arte nos faz refletir sobre outros possíveis usos para coisas que não damos mais valor ou utilidade. Além de mecherem com a imaginação de quem procura outra utilidade para uma peça, esta pessoa acaba desenvolvendo uma consciência de que não deve jogar fora coisas que ainda quem sabe poderão ter um uso. Quando olhamos um monte de lixo automaticamente pensamos que são coisas que ficaram esquecidas e jogadas. Não tenho pessoalmente uma obra favorita, todas são muito interessantes.

    Giovana Castelucci, nº18 1ºA

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Essas obras usando lixo e sucata mostram a arte de uma forma divertida e extremamente interessante! As esculturas de Jeremy Mayer foram a que me chamaram a atenção por terem um certo ar futurístico, pelo uso de máquinas. O trabalho de Tim Noble e Sue Webster foram os melhores em minha opinião, pois teve a precisão nos detalhes para que a sombra das esculturas fosse praticamente perfeita.
    Larissa Gasparetti nº21 1ºano C

    ResponderExcluir
  12. Achei realmente muito interessante essa ideia de usar lixo pra ser transformado em algo muito legal. Vem a tona novamente, e como sempre: o lixo pode ser reciclado pra virar algo de bom uso, e agora, pode ser usado pra virar uma obra de arte incrível que realmente impressiona e mostra grande criatividade. O que mais me chamou atenção foi a obra de Tim Noble e Sue Webster, pois até agora não entendi como o amontoado de lixo conseguiu, com a luz, refletir uma imagem de duas pessoas sem ao menos terem feito alguma forma no lixo todo. Achei incrível e achei muito enigmático, algo muito inteligente e criativo. Adorei! É brilhante.
    Isabele Alves - nº19 - 1ºB

    ResponderExcluir
  13. Acho que extrema importância esta ideia de utilizar o lixo, transformando-o em algo útil, agora além de reciclado o lixo pode ser transformado. Achei muito interessante as obras do artista Edouard Martinet, que junta sucatas para fazer suas esculturas, fazendo animais com extrema perfeição.
    Matheus Raucci nº35 2ºB

    ResponderExcluir
  14. Beatriz Luisa n°2 2°B
    Achei que a atitude de Felipe de certa forma foi original e um desabafo, porém totalmente desnecessário em minha opinião. Isso é uma forma dele se esconder, pois pelo que percebi, na realidade ele queria falar isso para pessoas, são indiretas, mas não fala, cola em postes espalhados pela cidade. Uma atitude inovadora, porém "covarde". Outra coisa que posso afirmar é que a maioria das pessoas não lê essas mensagens em postes, ao buscar uma maneira nova de protestar ele não encontrou a mais eficiente.
    É claro que eu faria um protesto, protestaria contra a dissecação em escolas. Acho um método muito primitivo de ensino que hoje em dia pode ser substituido por diversos mecânismos, como por exemplo dissecação online. Mesmo eu achando que seja um tanto quanto difícil as escolas aceitarem idéias como essa o melhor modo de protestar seria nas escolas, que os alunos se recusassem a realizar esse tipo de trabalho, mas não somente um ou dois, todos. Dessa forma a escola não teria outra alternativa, a não ser parar com as dissecações

    ResponderExcluir
  15. A capacidade de certas pessoas de transformar lixo em arte é incrivel, sendo ate mesmo um dom. É incrivel como esses artistas conseguem trasformar o seu proprio lixo e o lixo dos outros de "lixo" a Arte, de uma forma divertida e interesante As obras que mais me chamaram em atenção foram as obras do artista Edouard Martinet por conseguir transformar sucatas que nao tem utilidade na sociedade em imagens de animais perfeitas. outro que me chamou atenção foi a do artista Hanoch Piven, com suas caricaturas feitas com lixo, por que alem de terem um toque humoristico ainda sao muio bem feitas e elaboradas, levando o artista a ser um dos mais conhecidos da atualidade.

    Mário Augusto Nº31 1ºAno B
    (tinha esquecido o nome,N, serie acima --')

    ResponderExcluir
  16. Sempre achei que a unica coisa que dava para fazer com o lixo era o recicla. Porém, depois de ter visto estas imagens, de como o artista consegue transformar tamanha quantidade de lixo em arte, nunca mais vou pensar que o lixo não serve de nada.
    A obra que mais me chamou atenção foi a obra do artista Edouard Martinet, o que me impressionou foi, por ele conseguir transformar sucatas que nao tem utilidade na sociedade em imagens de animais perfeitas.

    Nome: Fabio Bontempi nº:11 1ºD

    ResponderExcluir
  17. Eu acho muito interessante, a criativade desses artistas em transformar o lixo/sucata em artes muito bonitas, as pessoas acham que são apenas lixo, mas na mão de artistas como esses viram artes explendidas. Na minha opnião o mais genial foi da "Arte com lixo e luz" as sombras que são formadas nas paredes são perfeitas, e quando você vê normal são apenas um monte de lixo em cima de lixo, todos são muito bem feitos e bonito de se admirar, mas esse realmente foi o que chamou mais minha antenção.

    Nome: Sérgio Fernandes Nº:39 Série: 1ºA

    ResponderExcluir
  18. Achei este trabalho mutio interessante pois mostra uma maneira de reciclarmos o lixo que hoje está poluindo o mundo.
    Na minha opinião o melhor obra foi "Esculturas com Sucata" pois mostra o que podemos fazer com uma simples lata de aluminio, ao inves de joga-la no lixo
    Victor Benincasa Borejo N°40 1°C

    ResponderExcluir
  19. Adorei todas as obras,primeiramente porque estamos reaproveitando materiais que estão sendo reutilizados em uma coisa muito legal, não achei que ficasse tão bonito. As obras que eu mais gostei foi a do Manuel Minino Paper Dolls, achei super interessante ele ter transformado o jornal em roupas, os detalhes, as flores tudo estava perfeito.

    Débora de Baptista Brolezi Mendes nº10 1ºC

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante de todas as obras, pois são formas mais criativas de reciclar o que até então não servia mais para nada. Mas as obras que mais me chamaram a atenção foram as obras de Tim Noble e Sue Webster, pois inteligentemente os artistas usam montes de lixo e formam sombras perfeitas, o que na minha opinião é uma obra extremamente detalhista e trabalhosa. As obras do artista Edouard Martinet também me chamaram a atenção, pois o artista faz sucata virar algo com um ar robótico e futurístico.

    Laís Wiltemburg nº: 24 1ºA

    ResponderExcluir
  21. Achei bastante interessantes esses trabalhos feitos com lixo. Eles alertam para a conservação do meio ambiente, por meio da arte. Podemos perceber assim que o lixo não é uma coisa a ser jogada fora, mas sim reaproveitada de diversas formas, inclusive no ramo da arte. Ou seja, uma coisa que seria insignificante acabaria por servir de matéria-pirma para as mais diferentes obras, chamando assim a atenção do público.
    O trabalho mais interressante é o o trabalho do escultor Edouard Martinet, que criou insetos muito criativos, usando o que vc não gostaria de ter mais e criando esculturas magníficas e interessantes com elas. Com o trabalho dele e de outros artistas, podemos talvez dar 'mais importância' ao lixo.

    Kevin K. Kawamura 1°D N°21

    ResponderExcluir
  22. O que mais me chamou a atenção foi o trabalho do escultor Edouard Martinet.Ele faz um trabalho incrível utilizando apenas... lixo.O trabalho destes artistas é uma boa crítica a sociedade moderna.Nos dias de hoje quase nada é reutilizado,e quase tudo vai pro lixo.Estas obras nos mostram que,nada é lixo nas mãos das pessoas certas.

    Pedro Bertoldo Nº35 1°C

    ResponderExcluir
  23. Eu acho isso um lixo ( literalmente ), oque como visto no trabalho desses artistas é necessariamente uma coisa boa, esses artistas trabalham um dos materiais mais abundantes e diversificados da terra ... LIXO.O que me impressionou mais foi o trabalho dos artistas Tim Noble e Sue Webster, ao primeiro olhar pensei : "uau, uma grande pilha de lixo" mais ao olhar com mais calma levei um susto, ao ver que aquela pilha de lixo tinha um proposito, formar uma bela imagem ao ser iluminada.
    Felipe Iago Moreira da Cruz Nº12 1ºD

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que é uma boa forma de reaproveitar o lixo e também muito criativa. Além de dar um destino melhor ao lixo, o artista ganha reconhecimento mundial pelo trabalho diversificado.
    Eu gostei da ideia de usar o lixo para a arte e o trabalho que mais me agrada é "Arte com lixo e luz" porque o artista construiu uma arte que na primeira vista, só vemos uma pilha de lixo mas quando projeta-se luz no objeto e vemos a sua sombra, em um passo de magica, oque era lixo virou-se arte. Na minha opinião é o trabalho com lixo mais difícil de ser realizado pois não é vendo o objeto e sim sua sombra na parede que foi possível faze-lo.

    1º Ano A
    Marina da Cruz Souza Nº: 34

    ResponderExcluir
  25. Achei uma idéia brilhante de todos os artistas usarem uma coisa que seria descartada pelas pessoas para fazer algo de tamanho bom gosto e criatividade. O talento de todos eles é algo que não se discute, é uma coisa que sem dúvida, não é qualquer pessoa que faz. Se fosse assim, o lixo não seria lixo, certo? Seriam obras de arte demonstradas cada uma de um jeito diferente, cada uma com um significado, porém, com um objetivo em comum, transformar algo inútil em algo útil. Ir "do lixo ao luxo". O trabalho de Jason Mecier me chamou a atenção, porque ele com um pouco de "nada" fez com que seu trabalho ficasse grandioso. As celebridades foram feitas com tanto detalhe, que não parece que tudo veio do lixo. Isso me fez pensar que muitas coisas que não damos valor tem um significado imenso para a arte, e que temos que começar a observar as pequenas coisas, mesmo que pareçam inúteis. Não devemos tratar o lixo só como algo sem valor, e que só pode ser reciclado. O lixo também pode ser visto por algo que pode ser reinventado com imaginação.
    Renata Maia n°34 1°D

    ResponderExcluir
  26. É espetacular o modo pelo qual os artistas utilizam objetos que, teoricamente, são inúteis e considerados lixo por muitas pessoas para transformá-los em grandes obras de arte. Precisa-se de grande habilidade e criatividade para criar tais obras.
    Realmente a obra que mais me impressionou foram os trabalhos realizados por Tim Noble e Sue Webster. É incrível o que ocorre quando se projeta um feixe de luz sobre aqueles simples montes de lixo. Como se fosse num passe de mágica os objetos se transformam de um mísero "monte de lixo" numa verdadeira obra de arte. É simplesmente extraordinário.
    Esse tipo de arte deve estar ganhando muito valor, principalmente na época em que estamos vivendo, que podería ser considerada como uma época "ecologicamente correta" que visa o reaproveitamento de tudo, inclusive do lixo por meio da reciclagem entre outros. Com essas obras de arte, elas podem se tornar, ou já se tornaram, um novo modo de se reaproveitar os objetos que, injustamente, são chamados de lixo e que podem se transformar em coisas incríveis. Basta ter um pouco de criatividade.

    Stephany Araki nº 41 1ºB

    ResponderExcluir
  27. As obras são muito criativas e inovadoras. Em minha opinião elas têm como principal foco, dizer ao leitor qual é a importância, a beleza, e a grandiosidade que o lixo pode assumir, conscientizando o leitor sobre a questão ambiental do lixo e da valorização do meio ambiente.
    Marcos Vinícius 1°B, n°29.

    ResponderExcluir
  28. O que se pode notar em relação a essas obras é que se baseiam numa idéia de fazer arte aproveitando uma coisa que existe em abundância no planeta, que é o lixo e que não é útil. Na minha opinião o modo como essas obras foram feitas é muito criativo e nos mostra que se pode fazer arte com qualquer coisa. O artista que faz isso transforma uma coisa que é inúltil em um resuldo que ninguém espera ver. As obras que mais me chamaram atenção foram as do artista plátisco Edouard Martinet, que tranformou sucata em esculturas, pois nos mostra que com sucata, que não seria usada, podemos fazer arte, como belas esculturas e também podemos gerar dinheiro. O que é legal nessas obras é que elas possuem certo caráter voltado para o ato de reciclar, que deveria ser uma coisa feita por todos.

    Fernando Kikuti; Nº:13; 1ºano D

    ResponderExcluir
  29. Achei muito interessante essa ideia de fazer o lixo se transformar em arte, essa é uma maneira de reaproveitamento do lixo muito interessante e legal. Adorei as esculturas com sucata, pois são muito bonitas e criativas.

    beijos Renata de Lion 1º B

    ResponderExcluir
  30. essa arte com lixo e muito impressionante pois ele usa basicamente lixo uma coisa muito comum nos dias de hoje.Esse artista consegue realmente transformar o lixo em luxo.

    Leonardo Ishizako n24 1c

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. As obras são lindas, especificamente um artista, achei FANTÁSTICO, Edouard Martinet, os insetos ficaram lindos e reais, nunca iria imaginar que é feito de materiais reaproveitáveis, a joaninha é linda, gostaria até de ter uma, hihi!
    Acho MUITO importante essa arte, ela prova que aquilo que jogamos no lixo e achamos que não tem mais utilidade, podem se transformar em obras LINDAS e que muita gente pagaria caro por elas. Hoje em dia o lixo aumenta , você passa nas ruas e elas estão imundas se todos tivessem uma idéia dessa , o mundo não estaria do jeito que é hoje .
    Vanessa Mello 1ºC nº39

    ResponderExcluir
  33. A ideia de reutilizar o lixo para criar arte é ótima. Concerteza o homem que fez isso é extremamente criativo e talentoso. Isso mostra como pequenas ações podem tornar o mundo um lugar mais sustentável. A obra que eu mais gostei foi a terceira, onde ha uma mulher e um homem "urinando" haha, achei a ideia ótima e muito engraçada. Em minha opinião deve ter sido a mais difícil de fazer. Todos os detalhes das obras são impressionantes e não consigo imaginar a dificuldade de fazer essas obras.
    Beijooos, Gabriella Rodrigues Correa numero 14, sala 1ºC

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito de todas as idéias. Acho que não teve uma em particular pela qual me apaixonei, mas a intenção em transformar lixo em algo reciclável e ainda por cima em uma arte, é um trabalho que na minha opinião deveria ser muito valorizado. Acho que não é questão de ser mais difícil ou não. Penso que é um novo jeito de se expressar. De mostrar "olha, o quanto o mundo está poluído, vamos melhorar. Transformar lixo em arte." Maithê Cizino 27, 1°C

    ResponderExcluir
  35. Era a época de que o lixo tinha que ser tratado como lixo;antigamente as pessoas jogavam seus lixos por aí,mas coma a reciclagem,tudo esse conceito mudou,agora podemos fazer muitas coisas com o lixo e uma delas é a arte e percebemos claramente a arte nessa obra muito interessante do Edouard Martinet ,isso tudo indica uma nova de arte que não é apenas benéfuca ao criador mas sim tambem ao Meio Ambiente Caio Cesar 1°d n:7

    ResponderExcluir
  36. A ideia de reaproveitar o lixo para fazer obras de arte é muito boa. Primeiramente porque é uma ideia sustentável, que utiliza o lixo, que de outra maneira seria descartado, possivelmente de maneira errada, poluindo o meio ambiente e contribuindo para o desequilíbrio do mesmo. Além disso, é uma ideia que deve ser apoiada pois torna possível que o lixo seja reaproveitado construindo obras criativas e inusitadas. Acredito que qualquer projeto sustentável, que vise a preservação do meio ambiente, deve ser apoiado. É através de projetos assim, que pouco a pouco poderemos mudar a maneira da sociedade pensar e deixar para nossos filhos um mundo melhor. - Bruna Carolina F. Teixeira, 1º Ano B, Nº7 -

    ResponderExcluir
  37. Eu achei muito interessante o fato de que os artistas usam o que ninguém mais quer para fazer arte, na minha opinião, o trabalho do qual eu mais gostei foi o da Arte com tampinhas de garrafa, eu adorei a forma que o artista juntou todas tampinhas e juntou uma arte muito legal. Tanto as cores quanto as formas. Além deste trabalho gostei muito das esculturas com luz e sombra, acho que com atitudes assim podemos deixar para nossos filhos um lugar muito melhor, aproveitando o lixo em imensas e lindas esculturas de arte. Muito legal!

    Nome: Isabela Dimes Vicente Nº: 16 Série: 1º ano C

    ResponderExcluir
  38. A ideia usa um lado sustentavel, pois o lixo utilizado na produção dessas peças, provavelmente seria descartado de forma inadequada no meio ambiente, assim abordando a reciclagem!
    Fora que, fica muito bonito e diferenciado!
    A obra que eu mais gostei foi a escultura com luz e sombra, achei muito interessante!
    Muito legal a ideia!

    Nome: Nayara Sales Silva Nº34 Serie: 1ºC

    ResponderExcluir
  39. achei muito legal pois os artista pega um material usado que ninquem liga acha que é lixo e trasforma em uma otima obra de arte ele tem consiencia que tem materias que da para ser reaproveitado acho isso muito legal pois alem de ser uma otima escultura é ecologica.

    Caio Vinicius.T Da Silva N°06 1°A

    ResponderExcluir
  40. Quando pensamos nas cidades grandes, as primeiras coisas que veem a nossa cabeça é o ar poluido, e o lixo.
    por anos ele vem sido "criminalizado", sofrendo buling (haha), veem tendo essa visao de que ele é muito ruim, que é fruto das cidades, entre outros. Nao estou dizendo que o lixo nao é isto, mas que, por temos esta visao deles, ele comeca a ser um objeto intrigante, um desafio para os artistas, porque além de ser marcante, um objeto que dentro de si tem tanta variedade, as pessoas podem ver a opiniao que o artista tem sobre o objeto, que é de um olhar feio para a humanidade, que consegue fazer tolenadas do mesmo, com indeferença; mostra que o lixo é um reflexo das pessoas (como mostra na foto), mas tambem mostra que pode vir algo de bom dele, pode haver beleza em algo tao detestado.
    Os artistas, de tão criativos que são, fazem as pessoas se concientizarem que o lixo não é uma opção, e que a extincao do mesmo é necessaria, ou pelo menos a dimuniução.
    Clara Taneguti Pimentel Costa n 9, 1 ano A

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. A arte com lixo e luz de Tim Noble e Sue Webster foi a que mais me chamou atenção,
    além de utilizar materiais que normalmente ficariam inutilizados e que são descarta
    dos pela sociedade, achei interessante a forma como detalharam as sombras e como a
    s fizeram com cenas que geralmente já vivenciamos ou que pelo menos já são conhecidas.

    Thor Oliveira - 1º ano C - 38

    ResponderExcluir
  43. As obras sao muito interessantes pois usam o lixo como o proposito de impressionar as pessoas. As obras que mais me chamaram a atençao foi a dos artistas Tim Noble e Sue Webster pois eles usam o lixo de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
  44. Hoje em dia o que mais encontramos no mundo é lixo. Uma coisa ,por muitos, jogada no lugar errado, que não simboliza nada para essas pessoas. A criatividade de cada artista muda a ideia: "depois que vira lixo, não tem mais utilidade". Formas inovadoras e diferentes de usar esse material, foram expostas, provando que os bons artistas, podem criar ótimos projetos a partir de qualuqe tipo de material. Os artistas que mais me chamaram a atenção foram Tim Noble e Sue Webster, que fizeram um execelente trabalho juntos. Sucatas comuns, como latas, papeis e garrafas dão forma a sombra de personagens criados nas paredes por esses objetos empilhados. Obras de artes que exigem extrema criatividade e perpectiva, já que se não houver uma fonte de luz colocada no lugar certo, mudará todo o aspecto do trabalho.

    Livia Paglerani nº 25 1ºC

    ResponderExcluir
  45. Achei muito interessante a ideia de utilizar o lixo para fazer arte, ao invés de taca-lo pelas ruas. Gostei da "Esculturas de sucatas" pois demonstram bastante criatividade assim como as outras para reutilizar o lixo de alguma outra forma.

    Vinícius Colferai nº 41 1ºA

    ResponderExcluir
  46. Hoje em dia tudo que achamos que não temos onde usar jogamos no lixo,mas será mesmo que esse lixo some?Não é da noite pro dia que o lixo desaparece da natureza.Portanto nessas imagens vimos algumas maneiras de usar o lixo.Achei muito interessante essas obras,pois mostra que temos condições de usar o lixo e fazer dele virar arte.Todas as obras são perfeitas,muito linda e interessante.Essas obras chamam muito a atenção de todos,além de ser muito criativa e colorida.A obra que eu mais gostei foi esculturas com sucatas,pois revelam as coisas de maneira diferente,e se prestarmos mais atenção vamos encontrar vários objetos,que muitos de nos jogamos no lixo.Se todos nos aproveitássemos o lixo o mundo seria mais limpo como dizia Lavoisier, “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo de transforma”.Temos que transformar tudo que podemos para não acumular energias que não seriam utilizadas.Vamos todos fazer essa nova arte.

    Samella Federici Souza - 1ºB - Nº40

    ResponderExcluir
  47. Utilizar o lixo como instrumento para a realização de obras tão bonitas e graciosas é mais uma criativa manifestação artística que sempre supera expectativas enxergando roupas, objetos e formas em pequenos retalhos, tampinhas ou qualquer outro tipo de material teoricamente inútil.
    Em um mundo onde sustentabilidade é cada vez mais comentada, transformar o inimigo do planeta em arte é simplesmente admirável.
    Todas as obras expostas no site são exclusivamente interessantes e possuem características próprias que revelam aspectos do artista, porém as que, em minha opinião, merecem destaque são as criadas por Tim Noble e Sue Webster, que formam imagens inimagináveis de um jeito muito surpreendente.

    Flavia Roberta n° 12 1°C

    ResponderExcluir
  48. No mundo em que vivemos hoje, o lixo é algo muito presente e que ajuda a poluir nosso meio ambiente. Isso é um problema para a nossa sociedade, já que pouca gente se interessa na reciclagem, que é um ato tão pequeno e colabora tanto.
    Com esse tipo de arte, a reutilização está sendo colocada em prática, o que, além de ser muito bonito, faz bem para o nosso planeta.
    Sem dúvida, a obra que mais me chamou a atenção foi a de Jason Macier. Esse artista americano retrata pessoas famosas com o lixo e de um modo incrivelmente real. Ele, inclusive, fez um quadro da cantora Pink, que é uma celebridade que eu adoro - inclusive porque ela mesma lutar pela preservação da Terra.
    Se mais pessoas se interessassem por esse tipo de arte e ainda começassem a praticá-la, estaríamos ajudando o lugar onde vivemos. Mesmo que pareça pouco, a reutilização do lixo é essencial para nossa sobrevivência.
    Thamyris Reina, 42, 1 ano B.

    ResponderExcluir
  49. As obras produzidas a partir do reaproveitamento lixo são muito interessantes, pois esses artistas utilizam uma coisa que faz parte de nosso dia-a-dia, e que ninguém dá valor, as transformando em arte, além de ser uma ótima maneira de contribuir com o meio ambiente.
    O que mais me chamou a atenção foram as esculturas em sucata de Edouard Martinet, pois ele realiza o trabalho de tal forma que quando olhamos, não diríamos que foi feito a partir de lixo. O autor é realmente muito criativo.
    Carolina C. Seki, n°7 1°A

    ResponderExcluir
  50. Eu achei impressionante a criatividade do artista Edouard Martinet em transformar essas peças que vieram do lixo,e que para nós são considerados lixos, em arte. Um trabalho que é muito criativo, legal e diferente.
    Além dessas sucatas contribuírem com o meio ambiente as esculturas com sucata representarem de uma forma divertida esse pequenos insetos.

    Laissa Oliveira nº:25 1ºA

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Achei o trabalho dos artistas muito interessantes, porque quando pensamos em material reciclado não temos uma vista ampla, e sim algo muito clichê. E eles souberam usar esse clichê muito bem, ficou um trabalho harmonioso independente dos recursos materiais. Oque mais gostei foi o de Jason Macier, pois ele CRIOU TOTALMENTE a obra, e não apenas caracterizou uma pessoa. E isso torna o trabalho muito mais difícil. E deixando um pouco de lado a parte visual, um dos pontos mais nobres desse tipo de trabalho é o fato de dar outro caminho para o lixo reciclável, usar oque iria ser descartado, para ser exposto e reconhecido. BRUNNA SPINA VIRIATO, 1ºD, nº06

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Esses trabalhos são muito bons, não somente para os artistas, mas também para os ambientalistas, pois os artistas utilizam materiais reciclados para fazer algo digno de se admirar. O trabalho que me chamou mais a atenção foi o de Edouard Martinet, porque ele não só transformou em objetos quaisquer que depois serão jogados no lixo, mas sim em objetos que poderão ser utilizados como enfeites de construções em geral.

    Fabiana F. Caetano 1ºA

    ResponderExcluir
  55. Interessantes e ecológicas. Usar o lixo para reproduzir caricaturas, esculturas com lixo eletrônico e arte com tampinhas são um modo de representar a arte.
    Todos os artistas fizeram um ótimo trabalho mas os que destacaram-se para mim foram: Arte com lixo e luz e Arte com tampa de garrafa porque expressam uma forma inusitada de representar a arte apreciando todos os detalhes impostos.

    Nome: André Número: 03 Série: 1A

    ResponderExcluir
  56. Eu acho uma idéia muito consciente e 'futurista' porque a maioria dos artistas pensam só na parte estética de seu trabalho e acabam esquecendo de pensar no próximo, contribuindo pra que essa poluição visual e material ocorra. Gostei bastante dos trabalhos dos artistas Jason Mecier e Hanoch Piven porque ambos fazem caricaturas puxando pro humor, usando o ''lixo'' e acabam provando pra todos que nem sempre pra se fazer um belo trabalho, é necessario ter materiais de alto nivel. Sem contar que além de fazer uma verdadeira obra de arte, eles tem uma idéia fixa de sustentabilidade e reciclagem em seus trabalhos, contribuindo pra preservação do ambiente que muitas vezes seria destruído pra extrair um novo material.

    NOME: Larissa Paiva Eleuterio - nº 22 - 1ºC

    ResponderExcluir
  57. Acho uma ideia muito brilhante, que pode influenciar as pessoas a pensarem antes de jogar lixo fora, ou algo que ainda pode ser reaproveitado, porque esse lixo pode virar uma coisa muito interessante, como essas exposições que esses artistas estão fazendo, que além de ficarem maravilhosas, eles usam toda a criatividade deles para transmitir conscientização às pessoas, apesar de umas acharem só 'bonita', quem realmente se importa pode começar a olhar o lixo de uma forma diferente, além de preservar o meio ambiente, não precisam de um material caro e de última geração para os outros apreciarem, e isso impressiona.

    Carolina Ferreira Ferraz - 06 - 1anoC

    ResponderExcluir
  58. Reaproveitar o lixo , é um ato muito importante para o planeta. É uma ideái brilhante que pode revolucionar a ideologia das pessoas perante á questão ''lixo''. Poderá se prolongar para o futuro , é uma idéia inovadora. Além de ecológica , é artistica ; isso tem um tom de sustentabilidade, a criatividade entrou forte nessa grande ''invenção''. Os autores , artistias , souberam bem utilizar os materiais , mas o que mais gostei foi de Edouard Martinet, os insetos ficaram BARBAROS e criativos , usou materiais simples como por exemplo latinhas.. Não usou materiais caros e de ultima geração, e isso me impressionou.

    ResponderExcluir
  59. Achei realmente interessante o trabalho desses artistas. O modo como usam coisas insignificantes para o resto da população é admiravel. Achei extremamente magnifico a casa feita de porta, em seus pequenos detalhes encontramos histórias. É incrivel como a cada visualização um novo e mínimo detalhe floresce como podemos perceber nas obras de Tim Noble e Sue Webster. O cabelo desarrumado da mulher, ou o fato dela estar na ponta de seus pés.. O cigarro e a taça, o laço no sapato do homem.. O termino da calça ao juntar-se com o sapato.. É incrível como conseguem impressionar com tão pouco.

    As caricaturas de Hanoch Piven são realmente adoráveis e de um charme infindável.

    É irônico como usar o lixo e sucata pode ser artístico. A população deveria se interessar mais por artes como estas e reconhecer a beleza demasiada que essas obras possuem.

    JULIA TRINDADE n° 23 1°B

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. A obra da moda me chama muita atenção, pois o ser humano mostra a criatividade e sua capacidade.
    Reciclando o lixo, nós "ajudamos" o meio ambiente e damos beleza ao espaço em que vivemos.
    Misturando arte com objetos do cotidiano.


    Nome: Pedro Henrique Marques Gabelini nº:31 1ºD

    ResponderExcluir
  62. Essa arte de usar materiais reciclados ou lixo, é espetacular, principalmente por usarem algo que a população descarta, demonstrando que tudo o que usamos no nosso dia a dia pode se tornar algo extremamente agradável, explendor, bonito e de certa forma útil. Sem contar que essa arte, de uma forma indireta expressa e conscientiza a sociedade de que muitas coisas que jogamos no lixo pode se reaproveitar e de uma forma muito bela.
    A obra que mais chamou a minha atenção foi a de Jason Mecier. Ele copia os personagens com delicadeza, uma coisa que não senti em relação aos outros artistas. Ele soube detalhar cada personagem de acordo com suas breves características, transformando todo aquele 'lixo' em lindas esculturas.

    Nome: Gabriela Nogueira de Brito
    N°: 17
    Série: 1°A

    ResponderExcluir
  63. Os trabalhos que me chamaram mais a atenção foram os de Jason Mecier retratando as celebridades de que mais gosta com mosaicos feitos de latas, embalagens e sucata, do escultor Edouard Martinet e Jeremy Mayer, unindo sucata e máquinas velhas para fazer suas esculturas, e de Tim Noble e Sue Webster, que com criatividade e perfeição, juntam o lixo que seria descartado pela sociedade, com objetivo de fazerem sombras em formato de pessoas na parede. Essa arte é impressionante, não é apenas bonita de se ver, como também importante, pois ensina à sociedade que o lixo não tem que ser necessariamente jogado fora, porque tem suas utilidades. Muitas pessoas olham para esses trabalhos e pensam apenas: “nossa, que bonito!”, entretanto não percebem que os artistas se comunicam com o mundo através de suas obras, tentando mostrar que aquela sucata que se vê nas ruas, aterros sanitários e rios, não é lixo e sim parte de um trabalho que ainda não foi feito.
    Observando essas obras, percebi que há esperança quanto à poluição, que parecia ser um problema impossível de ser resolvido.

    Nome: Gabriela de Carvalho Barbosa N° 16 1ºA

    ResponderExcluir
  64. As artes feitas com o uso da reciclagem são muito interessantes,principalmente pelo fato de hoje em dia com todos os problemas ambientais as pessoas estarem procurando recursos que possam ajudar a natureza,e a reciclagem é uma delas.Porém algumas pessoas não sabem ou até mesmo não acreditam que algo que elas jogam fora possa ser reaproveitado,e essas artes provam que se bem reaproveitado o lixo pode virar uma arte a ser admirada.
    A que mais me chamou a atenção foi a arte de Tim Noble e Sue Webster,pois eles transformam um amontoado de lixo e com a luz conseguem fazer uma sombra perfeita,e esses artistas tem que ser reconhecidos pelo seu talento,não só eles mas todos os outros que utiliazm o lixo para algo bom e que possa ajudar o planeta.

    Anna Carolinna Viégas n:04 1C

    ResponderExcluir
  65. Achei muito interessante essa obra. Principalmente com essa perfeição nos detalhes e por ser algo fora do que estamos costumados a ver. O artista foi capaz de tirar uma obra fantástica, de materiais que as pessoas julgam que não podem mais ser utilizados, e ele simplesmente cria uma obra realmente maravilhosa. Sem contar que isso ajuda nas questões do meio ambiente atualmente, por estar reciclando, ele não só muda nossa pensamento sobre arte, mas também tem uma atitude de cidadania e de cuidado com o planeta.

    Natalia Ramos nº 36 1ºA

    ResponderExcluir
  66. Gostei muito do trabalho desse artista,achei impressionante ser com lixo uma obra tão bonita e com tanta perfeição e não é só uma maneira de fazer arte e sim também como uma maneira de de contribuir com a diminuição do lixo no planeta,mas espero que todo esse lixo não volte para as ruas para contribuir ainda mas com a poluição.

    Pedro Henrique Nunes,Nº32,1ºD.

    ResponderExcluir
  67. Gostei muito desse trabalho com o lixo, muitas pessoas pensam que o lixo nao pode ser reutilizado, mas esse artista conseguiu mostrar para todos o contrario, que o lixo pode sim ser reutilizado, em forma de arte, gracas a isso, ele ficou reconhecido pelo mundo inteiro, entao foi otimo para ele.
    sem contar que o lixo que o artista utiliza, contribui, para a nao poluicao, de lagos,rios, ruas... etc.
    gostei muito do trabalho dele.

    Carolina Yuri Fugiwara n°10 1°B

    ResponderExcluir
  68. Muito bom esse trabalho. O artista consegue tirar uma grande e inovadora obra de algo que simplesmente é ignorada e despresada pela maioria das pessoas. Além de ser algo que contribui com a despoluição de muitos lugares. O trabalho é bem real e diferente.
    Alana Cucoloto n° 2 1°C

    ResponderExcluir
  69. Interessante a forma como usam o lixo.
    O lixo é aquilo que pessoas jogam fora, pois não tem mais utilidade, então é interessante perceber que pessoas conseguem fazer arte de diferente formas com aquilo que todos tinha descartado, ainda melhor quando percebemo a qualidade do trabalho.
    A obra que me chamou mais atenção foi o retrato das celebridades, pois usando coisas diferentes ele consegue retratar artistas, ficando muito parecido, não da nem pra perceber que está sendo usado lixo, pois são varios materiais diferentes que juntos dão forma ao trabalho do artista.
    Paula Prado Lima n°30 1°D

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Na minha opinião, o lixo sendo reutilizado em arte é melhor do que reciclagem. A reciclagem de certa forma incentiva as industrias a produzirem mais, venderem mais e a produção de lixo não vai diminuir. O lixo utilizado na arte não volta em forma de lixo,e sim em forma de cultura.
    As obras que mais me chamaram atenção foram a de Jeremy Mayer,que utiliza maquinas velhas para transforma-las em 'bonecos', e a de Rick Ladd que utiliza tampinhas para fazer moveis e algumas esculturas. O lixo eletrônico não é reutilizável e Jeremy encontrou um meio de fazer arte com este tipo de lixo de um jeito espetacular. As tampinhas de garrafas ou são guardadas por colecionadores ou viram lixo ( algumas vezes cortáveis), Rick faz seu trabalho com arte de um jeito inovador e diferente.
    Aline Suemi Hanashiro nº1 1ºano A

    ResponderExcluir
  72. É com uma preocupação impressionante que esses artistas constroem suas obras. Elas são de extrema importância para a sociedade, pois além de ser um método de expressar uma certa cultura, ela conscientiza o povo que nem sempre o que pensamos que é lixo, tem que ser realmente jogado fora. Esses artistas, transformam o "inútil" no "útil". Muitos deles, sustentam suas vidas com a criatividade e imaginação de transformar o "lixo" em arte. As que mais me chamaram a atenção foram: As esculturas com sucata, Arte com tampa de garrafa, Arte com lixo e luz, e Casa construída por portas. Todas elas são incrivelmente fantásticas !

    Vitória Regina , 1º A - Nº 43

    ResponderExcluir
  73. as obras dos artesões de recife me chamaram a atenção pois esses usam todo o material eletronico para fazer esculturas bonitas e baratas. Alem da economia e de reciclagem, também é uma forma de concientizar as pessoas da grande quantidade de material eletronico que é produzido e depois descartado pois algo mais novo e melhor foi criado gerando muito desperdicio.

    Karina Elena
    1ºC nº: 18

    ResponderExcluir
  74. As obras de arte com lixo e luz, de longe, foram as que mais me chamaram a atenção. Utilizar o lixo para criar uma obra de arte da um certo valor a mais para a escultura. Ha muito o que refletir, pois o lixo ultimamente tem sido um grande problema, que causa muitos danos onde vivemos. Com certeza, isso chama a atenção do publico, pelo fato de utilizar uma coisa, ate entao, inutil e transforma-la numa obra linda. Como se fosse algo ruim, usado para o bom. Fora que ultimamente, o fato de voce cuidar odo Meio Ambiente tem sido muito valorizado, dando um "brilho a mais" para a escultura. A ideia desses artistas com certeza foram otimas, de grande impacto. Ja havia visto as obras num outro site, e com certeza sao otimas.

    Lívia Vegas, 1ºA - nº: 26

    ResponderExcluir
  75. Achei as obras muito interessantes pois usam coisas sem valor algum e as transformam em obras de arte. Gostaria que este trabalho fosse mais divulgado para que pessoas com talento tivessem oportunidade de se revelar com este tipo diferente de arte.

    Murillo Rodrigues Ponce Borges, nº 32 - 1º C

    ResponderExcluir
  76. Acho interessante os artistas plásticos aproveitarem o que nós jogamos fora, o lixo, fazendo o tal virar arte. O que me chamou mais atenção foi a capacidade do artista Jason Mecier em retratar celebridades em uma espécie de mosaico em três dimensões, pois é uma forma difícil e bonita de expressar sua arte.

    Matheus Santos n°26 1°D

    ResponderExcluir
  77. Acho que a mensagem central desses trabalhos de arte feitos com lixo é que nós, como pessoas, estamos muito mais relacionados com o lixo do que pensamos.Não é a toa que muitos desses trabalhos retratam figuras humanas ou de caráter humano.Nós pensamos que o lixo é algo feio, e que deve desaparecer, e por isso é impressionante como ele é útil para constituir algo tão descontraído quanto a arte.

    ResponderExcluir
  78. Hoje em dia um dos assuntos mais abordados no mundo inteiro é o desenvolvimento sustentável. Por isso é interessante que esses artistas mostrem seu apoio através da arte, porque assim eles colaboram utilizando o lixo na confecção de suas obras e também para conscientizar as pessoas que as admiram. Gostei muito da “arte com lixo e luz” de Tim Noble e Sue Webster, pois a obra sem a presença da luz, aparentemente é um amontoado de lixo sem importância alguma. Mas quando iluminada se torna um show de perfeitas imagens. Achei muito interessante também as “esculturas com sucata”, por causa de seus irreparáveis detalhes e por serem fáceis de utilizá-las também fora de exposições e museus.
    Camila Hidemi - nº8 1ºD

    ResponderExcluir
  79. Quando pensamos em sucata, logo pensamos em contaminação. Mas se pararmos para pensar, essa sucata pode virar arte, se for manuseada corretamente, e é isso que alguns artistas fazem. Como podemos ver, lixo retirado da rotina das pessoas é usado para fazer obras de arte, e o resultado é realmente muito bom e muito surpreendente. Acredito que essa é uma atitude que conscientiza as pessoas e ajuda o meio ambiente, já que transforma o lixo sem vida em algo totalmente diferente: a arte criativa, inteligente e bonita. Eu, particularmente, gostei muito das obras de Edouard Martinet, as quais representam animais e que transformam um material que não dá pra reciclar tão facilmente quanto o papel, que é o ferro, alumínio etc, em objetos de enfeite. Elas são interessantes porque o resultado final é muito criativo e pode até ser usado para decorar ambientes. Esse trabalho é extremamente importante para a conscientização e utilização do lixo, porque se isso não fosse feito, seria mais uma parte de pura sucata que seria lançada no meio ambiente sem um aproveitamento correto e poderia causar enchentes e outros problemas ambientais.

    Lucas Mendes Conessa nº26 1ºB

    ResponderExcluir
  80. Não é de hoje que o mundo se importa muito com o fato de adquirir novos objetos a todo o momento, isto é, vivemos em um mundo totalmente consumista. São poucas as pessoas que praticam a reciclagem e menor ainda é a porcentagem de pessoas que usam o lixo para produzir arte. Essa é uma atitude consciente, pois ajuda o planeta e ajuda a pessoa que faz, porque pode servir como forma de descontração e passa-tempo além do reconhecimento que é dado a esse tipo de arte. A obra que mais me chamou a atenção foi a obra que representa essa postagem, pois a princípio é um amontoado de lixo do nosso dia-a-dia, que quando observado mais criteriosamente, forma a sombra de duas pessoas na parede. Podemos tirar a conclusão de que as pessoas representadas na parede são as pessoas que formam o lixo, mas na imagem formada, elas não parecem estar preocupadas com o que produzem.

    ANA BEATRIZ GOMES Nº02 1ºB

    ResponderExcluir
  81. Achei que as obras foram muito bem realizadas e o mais legal é saber que foram feitas com lixo e penso que essas obras representam apenas a necessidade que o mundo todo recicle! Outro fato que é bem legal, ocorreu quando Vik Muniz usou o lixo do Jardim Gramacho no RJ e criou imagens belas e criativas, mas além disso, deu a chance de vários catadores de lixo mostrarem seu valor na sociedade. E Vik Muniz conseguiu tanta repercussão que suas obras foram mostradas em rede nacional na abertura da novela Passione. Essas obras com lixo devem continuar sendo realizadas cada vez mais para criarem imagens bonitas para serem apreciadas e quem sabe mostrar a sociedade cada vez mais o valor de um catador de lixo.
    Nicolas Ferrari Leonezi n°29 1°D

    ResponderExcluir
  82. No geral, achei a idéia de todos os artistas muito interessantes, pois há o reaproveitamento de lixo, seja ele qual for: sucata, jornal, enfim, tudo. As obras destes artistas servem como um incentivo, e até inspiração para as diferentes formas de reaproveitar o lixo, mostra que realmente tudo pode ser utilizado novamente de diversas maneiras, coisas que hoje não tem mais utilidade, pode vir a se tornar grandes obras de arte. Uma das obras quemais gostei, foi a do Lixo e Luz, que é mostrado na postagem, pois, na minha opnião, requer muita criatividade e mão de obra para fazê-la, e também, ter a idéia de fazer ela em sim. Também gostei muito das esculturas de sucata de Edouard Martinet, que têm um ar meio futirístico, e é muito bem feito.
    NOME: MARIANA C. LACERDA, Nº30. 1ºB.

    ResponderExcluir
  83. As obras feitas a partir da reutilização de lixo, na minha opnião, é uma ótima forma de conciantização, e claro, reaproveitamento daquilo que para nós não tem mais utilidade. Chega a ser um dom, de pegar algo simples e usado, e tornar em uma obra de arte.
    A obra que mais me chamou atenção, e eu mais gostei, foi a de Tim Noble e Sue Webster, pois tem que ter uma habilidade e criatividade enorme para que consiga formar aquela imagem através da luz, sendo que para fazê-la, foi utilizado apenas um amontoado de lixo. Alem de que se for observar apenas a obra, realmente não passa disso, um amontoado de lixo, mas o trabalho realmente ficou excelente!
    Enfim, os trabalhos destes artistas servem também, como forma de mostrar que tudo pode ser reutilizado de várias formas, e reutilizar o lixo como arte, é uma ótima idéia, alem de colaborar na conservação do meio ambiente.

    VICTOR DE BARROS GUIMARÃES. Nº 41. 1ºC.

    ResponderExcluir
  84. Bom, eu penso que quando um artista plástico cria uma obra através do lixo do cotidiano e a expõe, ele faz com que o público associe o lixo de outra forma, fazendo com que pense que o lixo possa ser mais que apenas lixo, tanto como uma obra de arte, como, se reciclando, novos produtos. Dentre os artistas analisádos, creio que os que demonstraram mais criatividade para passar a mensagem mencionada, foram Tim Noble e Sue Webster, ao projetar sombras em níveis realísticos usando como obstáculo da luz apenas lixo. E o que mais me chamou atenção na forma desses artistas criarem arte, foi como eles chegaram a essa ideia: planejando por muito tempo um tipo de expressão artística, ou observando sem querer a sombra de um amontoado de lixo em um dia qualquer, sem, é claro, deixar de lado o árduo trabalho para posicionar os diversos tipos de lixo.

    Matheus Faverão Nº34 1ºB

    ResponderExcluir
  85. Hoje em dia, as pessoas simplesmente jogam o lixo fora sem pensar o que aquela atitude está causando no planeta, porque para elas o lixo é algo que não serve mais para nada e esses artistas mostram o contrario, o lixo pode se tornar uma bela obra de arte. O trabalho desses artistas não trazem só cultura para as pessoas ele também as conscientiza, é uma grande forma de reciclagem. A obra que eu mais gostei foi a do artista Manuel Minino Paper Dolls, porque fazer roupas com tecidos já é difícil e com jornal é bem mais complicado e além de tudo da para perceber todos os detalhes perfeitamente.

    Gabriela Gonçalves nº13 1ºC

    ResponderExcluir
  86. Gostei muito de todas as obras, mas a que mais me chamou atenção foram as esculturas com sulcatas. O artista conseguiu a perfeiçao em meras peças que nós jogamos todos os dias foras que nao nos serve para nada. Mas ele conseguiu transformar em identicos animais só que de metal
    Penso que devem ser escolhidas peças com muito cuidado já pensando em sua obra.
    Nome: Marcos Hagy Nº:25 1ºD

    ResponderExcluir
  87. O trabalho é muito interessante pois,hoje em dia tudo se torna lixo até coisas que voce ainda não utilizou até o final,mas esses artistas mostram a diferença,como um pequeno plastico pode se tornar algo grandioso e esplêndido,alem disso ajuda e muito na reciclagem e na conscientização das pessoas

    Camila Mares 09 1ºD

    ResponderExcluir
  88. Todos os artistas foram muito criativos, cada um à sia maneira. Os trabalhos todos são muito interessantes, por que não é muito comum e muito menos fácil realizar esse tipo de arte, que geralmente não é tão valorizada pela população. Mas a brincadeira que os artistas fazem com o tema mostra o pensamento de uma nova sociedade, que mostra que o lixo não é apenas "lixo", não é apenas uma coisa ruim e inútil. Podemos transforma-lo em outros materiais, poupando, além de tudo, o nosso planeta, e criando novos tipos de arte. O trabalho que mais me chamou a atenção foi o dos artistas Tim Noble e Sue Webster, sobre arte com lixo e luz. Além de ser muito criativo, mostra um tipo de arte ainda mais diferente, provavelmente muito elaborado e muito difícil e demorado de ser realizado. Organizar todos aqueles materiais de forma a ficar com o formato de pessoas reais, os artistas ainda precisaram fazer um "jogo" de luzes, para projetar a sombra de tais materiais. Mas outro que também chamou minha atenção foi o trabalho de Sérgio Cezar, que deve ter demorado muito tempo para ser projetado e concluído. É um trabalho muito perfeito, com inúmeros detalhes, que capta a essência da paisagem real e consegue transmitir isso para todos aqueles que o veem.
    Julia Izepe Ferreira, nº22, 1ºB

    ResponderExcluir
  89. As obras são lindas e muito interessantes. Porém, as esculturas que mais me surpreenderam foram as dos artistas Tim Noble e Sue Webster fazendo arte com lixo e luz. Eles conseguiram que as sombras das sucatas parecessem de de pessoas de verdade. Para fazer uma obra como essas tem que ter muita noçao de onde cada peça de lixo servirá para ser a sombra ideal de alguma parte do corpo da pessoa. Sem contar a ideia maravilhosa de recolher lixo e transformar em algo tao lindo que nos impressiona. Todos nós devemos ajudar a preservar o nosso planeta começando por reciclar. Separar o seu lixo em orgânico e reciclavel é um grande começo para melhorar esse grande problema do lixo que nós temos.
    Nome: Bruna Di Nardi Laguna Rocha Nº:4 1ºD

    ResponderExcluir
  90. Essa iniciativa de utilizar o lixo para criar arte é muito boa, pois ele utilizam materiais antes descartados pelas pessoas para criar belíssimas obras, além de promover a reciclagem, claro. E isso incentiva as pessoas a também tentarem fazer arte com o lixo além de jogarem fora poluindo o planeta.
    Bruno Lima Cunha, nº8 1ºB

    ResponderExcluir
  91. Esse tipo de trabalho com lixo é uma forma de mostrar ao mundo como nós podemos reutilizar esse lixo que jogamos fora e que não damos importância para onde ele vai e o que é feito com ele. Dessa forma esse material não vai ser chamado de lixo e sim de arte. O trabalho de aproveitamento de lixo que mais me chamou a atenção foi a arte com tampas de garrafa, pois além de ter muita paciência em colocar as tampas para formar um rosto, ela também cria uma mensagem para as pessoas, que as tampas, pelo menor que elas sejam, em grande quantidade fazem estragos quando jogadas fora. Tampas de garrafa de refrigerante e cerveja são fáceis de se encontrar, principalmente em praias onde as pessoa bebem muito e comemoram datas especiais.

    Nome Gustavo Deodato Nº: 16 Série: 1ºD

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. Esta obra é extremamente genial, Edouard Martinet usou o lixo para representar o que podemos usufruir dele, ele conseguiu usar o material reciclável para criar sua arte, isso foi muito bacana.
    A obra que realmente se destacou para mim foi do Rick Ladd que utiliza tampinhas plásticas para criar esculturas e alguns móveis.

    Leonardo Flaiban 1ºC - 23

    ResponderExcluir
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  95. As obras feitas pelo artista, na minha opinião, são bem criativas pelo simples fato de reutilizar algo que qualquer pessoas descarta frequentemente. Dessa maneira o ator tem a intenção de mostrar que o lixo não é só para jogar fora, mas que tem seu valor. Ele mostra isso e muito bem em todas essas lindas obras.
    De todas essas obras eu gostei mais das feitas de jornal, do PineHills Creative Partners, porque o papel é uma coisa que aparece bem mais no nosso dia-a-dia. Todo mundo joga uma grande quantidade de papel fora por não ser mais util. Mas ele mostra que tem sim uma utilidade e mostra de uma maneira bem feminina e moderna.

    Thaís Bertin Brandão 1ºA- 40

    ResponderExcluir
  96. Todos os artistas são muito criativos, creio que não é nada fácil construir essas grandes obras, e eles tiveram a inteligência de aprimorar seus conhecimentos, pois muitos tem medo de fazer algo novo, mas para quem tem criatividade tudo é possível. Todos aproveitaram muito bem os produtos reciclados. Em minha opinião quem mais se destacou foi a Karlene Braga, pois ela conseguiu transformar coisas simples em obrar espetaculares. São das pequenas coisas que se conhecem os grandes artistas.
    NOME : Vinicius de M. Garcia N°42 1°A

    ResponderExcluir
  97. É mais uma vez para chamar a atenção da sociedade para o problema da reciclagem a transformação do lixo em obras de arte. Nos mostra que o que é lixo para nós é inspiração para outros. O que mais me chamou foi como o montoado de lixo q normamete ninguem notaria, reflete em cenas de pessoas, e isso é absolutamente incrivel. eu adorei.Pois nos faz pensar

    juliana Smanio 1°B n°24

    ResponderExcluir
  98. As obras que observei, fazem com que os desenhos a tinta ou os que são mais conhecidos, pareçam simples não que sejam fácil, mas estamos no modernismo e estamos sempre a evoluir. Para mim, o que mais se destacou foi Jeremy Mayer, porque ele conseguiu manipular as máquinas antigas de modo que parece que algumas partes são reais e faz do desenho para realidade.
    NOME: Flávio N°14 1A

    ResponderExcluir
  99. As obras são simples e feitas com lixo, mas são muito lindas e esse lixo, além de formar imagens belas, acabam sendo reciclados. Adorei as obras e acho que esse tipo de trabalho deveria continuar para estimular todo mundo a reciclar.
    Bianca de Morais Cunha n°03 1°D

    ResponderExcluir
  100. Esta arte é muito interessante, já que, além de ser visualmente muito agradável, preserva o meio ambiente. Utilizando sucata, restos de lixo e seus derivados para fazer arte, estamos deixando o mundo em que vivemos cada vez melhor.

    O estilo de arte que mais gostei foi "A arte com tampa de garrafa". É realmente impressionante, porque, se você olha de longe, pode jurar que tudo não passa de um desenho. Porém, conforme você vai se aproximando, vemos de que material é feito a obra.

    Devíamos incentivar mais artistas plátiscos a realizar essa arte, ela é muito boa.

    Verônica Boniotti, 43, 1 ano B.

    ResponderExcluir
  101. Usar materiais recicláveis e até mesmo lixo para fazer arte é uma coisa que está se tornando cada vez mais comum na nossa vida. A ideia de sustentabilidade e reciclagem vem aumentando cada vez mais, o que faz com que os artistas usem esse recurso para chamar a atenção das pessoas e ao mesmo tempo passar uma mensagem de colaboração para a reutilização das coisas e de futuro, que se não colaborarmos a vida se tornará impossível.
    O que mais me chamou atenção foi o da arte com tampinhas de garrafa. O artista usou um recurso que para nós é ''inútil''. O máximo que fazemos é fechar uma garrafa pet ou de vidro e colocar para reciclar, enquanto ele foi mais além e utilizou para fazer retratos, decorações de móveis, paredes e etc. A brincadeira de tons e o fato do trabalho para juntar todas as tampinhas é incrível, a obra concluída ficou fantástica.

    Larissa Santiago nº20 1ºC

    ResponderExcluir
  102. Na maioria das vezes que pensamos em arte imaginamos quadros e pinturas, mas não há só isso, o artista Edouard Martinet, por exemplo, prova esta observação. Ele transformou sucata em lindas esculturas que realmente não são tão comuns, algo que é inovador e que é uma boa maneira de mostrar que o lixo pode ser reutilizado de outras formas. Eu sinceramente fiquei impressionada com o trabalho desse artista, achei realmente impressionante o seu estilo de fazer arte.

    Isabela da Silva Coelho nº:20 1ºA

    ResponderExcluir
  103. Incrível como os artistas utilizam materiais que no dia-a-dia consideramos como lixos descartáveis, em obras belíssimas, que preservam o nosso meio ambiente.
    A obra que mais me chamou a atenção foi do Edouard Martinet, que junta suas sucatas e depois cria alguma escultura, gostei muito, porque suas obras ficaram fascinantes, utilizando apenas sucatas, suas obras com formatos de insetos, ficaram muito parecidos com o inseto verdadeiro, ficou realmente incrível.

    Julia Tami n°22 1°A

    ResponderExcluir
  104. Essa arte é incrivel, pois mostra uma nova maneira muito interesante do que fazer com o lixo, pois dessa forma ele tbm sera reciclado. A obra que chamou mais a minha atenção foi a do artista Edouard Martinet com sua criatividade de usar sucatas que nao tem ultilidades para a população e fazer imagens de animais tao perfeitas.


    Beatriz Dias Sarmento N° 05 1°A

    ResponderExcluir
  105. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  106. As obras feitas com lixo além de ser maravilhosas obras de arte, são um jeito ajudar o meio ambiente e de incentivar a criatividade e a reciclagem, as obras dão uma nova perspectiva da utilização de alguns materiais que são do nosso uso diário, essas obras estão valorizando coisas que no nosso dia-a-dia jogamos fora. A obra que mais me chamou a atenção. foi do artista Edouard Martinet, que utiliza sucatas que normalmente jogamos fora e fez obras que ficaram ótimas.

    Daniela Bejarano nº10 1ºA

    ResponderExcluir