Felipe Tofani faz, uma crítica bem humorada ao mundo moderno.
Assista o video abaixo e comente:
O que vc achou da atitude do Felipe?
Vc faria um protesto sobre algo que vc não gosta?
Se fosse para criar um protesto, seria em prol do que? E como?
Vc tem até o dia 19 de Junho para postar o seu comentário neste Blog.
Não esqueça de colocar seu nome, nº e série.
Bom trabalho!
Natasha Costa Narcizo n° 40 2° ano C
ResponderExcluirO que o Felipe Tofani fez não é nada mais, nada menos, que uma crítica ao mundo moderno, a internet, as novas tecnologias, a sociedade, a futilidade, entre outros.
Achei que, apesar de ele estar interferindo no meio externo, isto é, levando sua opinião para as ruas através de um tipo de protesto, foi uma maneira "saudável" de abordar tais assuntos.
Creio que se algo que eu nao gostasse não fosse resolvido na base da conversa e da arumentação, o prosto seria a melhor forma de reivindicar meus direitos.
Se fosse para criar um protesto, seria em prol dos meus direitos como cidadã, reunindo pessoas que concordassem comigo e estivessem dispostas a criticar o sistema.
No comentário acima, houve alguns erros. Segue abaixo o correto:
ResponderExcluirNatasha Costa Narcizo n° 40 2° ano C
O que o Felipe Tofani fez não é nada mais, nada menos, que uma crítica ao mundo moderno, a internet, as novas tecnologias, a sociedade, a futilidade, entre outros.
Achei que, apesar de ele estar interferindo no meio externo, isto é, levando sua opinião para as ruas através de um tipo de protesto, foi uma maneira "saudável" de abordar tais assuntos.
Creio que se algo que eu nao gostasse não fosse resolvido na base da conversa e da argumentação, o prosto seria a melhor forma de reivindicar meus direitos.
Se fosse para criar um protesto, seria devido aos meus direitos como cidadã, reunindo pessoas que concordassem comigo e estivessem dispostas a criticar o sistema.
Nome:Daniela K. Higuchi
ResponderExcluirnº 7 2°B
Achei bem interessante a atitude do Felipe, pois foi algo inovador, onde ele pode expressar sua opinião sobre o mundo moderno, internet,sociedade, pessoas que fazem coisas imprudentes e outros.
Claro que faria um protesto de algo que não gosto, pois tenho o direito de reivindicar algo melhor para mim e outros.
Se eu fosse protestar, seria a favor de melhorias não somente para mim como também para outras pessoas ao meu redor que também almejam essa melhoria.
A melhor forma que penso para fazer isso seria de forma pacifica e com a ajuda de quem concorda comigo.
Giovana G. Reis Nº: 14 - 2ºA
ResponderExcluirA atitude de Felipe é muito interessante, pois, num mundo globalizado em que vivemos, o computador virou uma ferramenta essencial para nossas vidas,e as pessoas estão criando uma outra vida ,uma vida onde elas podem ser quem quiserem e falar o que quiserem, tudo isso na internet. A critica de Felipe , nos faz pensar um pouco em nossas atitudes com relação ao computador e suas ferramentas.
Eu faria um protesto sobre algo que não gosto. Se eu fizesse , seria em prol de nós, adolescentes, pelo fato de termos que escolher uma profissão tão cedo,decidir o que vamos fazer pra vida toda não é fácil, e muitos não tem tal maturidade. Com relação a isso , não há muito o que fazer , mas acho que faria um abaixo assinado para tentar mudar esta situação.
Guilherme Eduardo Fernandes Nº 19 - 2B
ResponderExcluirO que o Felipe fez é muito interessante pois ninguém tomaria um tipo de atitude assim , colocando placas em postes sobre as redes socias.
Mas claro que esse protesto que ele fez é sobre uma coisa que se tornou um novo meio de vida , onde as pessoas não saem da internet para "viverem" fora dela.
Eu faria um protesto sobre algo que não gosto , como ter que escolher AGORA na adolescencia o que fazer pelo resto da vida , ou então sobre crimes entre outras coisas , mas não sobre as redes socias pois é onde passo o maior tempo do meu dia.
Gabriel Muras Fuentes Jazra Nº 21 2ºC
ResponderExcluirGostei muito da atitude do Felipe, pois a nossa sociedade perdeu grande parte de uma espécie de um sentimento revolucionário, afinal hoje em dia os protestos estão ocorrendo virtualmente, e essa abordagem pode incentivar protestos mais interessantes o futuro. Claro que faria/participaria de um protesto mas não algo que só eu não goste, teria que ter uma "massa" com a mesma opinião ou mesmos ideais para que funcione. Eu particularmente criaria protestos criticando o modo que o governo brasileiro está se portando, mas apesar de achar que protestos violentos são mais eficazes, tentaria abordar campanhas e passeatas. Caso não funcionasse teríamos que nos tornar um pouco mais agressivos para almejarmos o sucesso.
Gustavo Cavichia Assis Nº18 2ºA
ResponderExcluirGostei da atitude do Felipe em demonstrar seus pensamentos sobre a internet de modo que todos possam ver e refletir sobre seus atos na internet.
Eu faria protestos sobre algo que nao gosto.Seria a prol dos meus direitos como cidadão ,poderia fazer esse protesto de varias maneiras,com cartazes,musicas.
Érica Camillo Azzellini 2ºA nº12
ResponderExcluirA atitude de Felipe é simples mas muito interessante, afinal, é um protesto quase "mudo" que expressa várias críticas e reflexões sobre a forma que as pessoas utilizam a internet cada vez mais rotineira em suas vidas.
Sem duvidas organizaria um protesto, afinal é um meio ativo de se expressar. Provavelmente o faria sobre a importância de se respeitar a individualidade de cada um e utilizaria a própria internet como meio de divulgação, além de musicas e cartazes com imagens de impacto.
Camila Kynskowo Hulgado
ResponderExcluirn° 2°C
Eu achei a atitude,a forma de protesto escolida por Felipe muito legal porque é diferente do que você esta acostumado a ver como protesto, o protesto que você esta acostumado a ver é aquele que sai no jornal a aparece na teve e tudo mais esse mesmo "silencioso" causa! pois como dito por Felipe que alguns adesivos foram arrancados dos postes.
Se eu tivesse alguém para protestar comigo faria sim um protesto contra o conteúdo que é apresentado em sala de aula,pois você acaba vendo apenas o que cai no vestibular e quando um professor tem um conteúdo que tem a ver com a matéria mas não cai no vestibular ele não apresenta,muitas vezes ele não consegue apresentar textos de autores que ele gosta simplesmente porque não cai no vestibular.
Não sei como realizaria o meu protesto mais provavelmente começaria na internet para chamar gente e depois faria algo pra chamar a atenção do ministério da educação,claro!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir(No post anterior, havia esquecido de colocar meu nome, número e série)
ResponderExcluirAna Carolina Aiko Yoshida, nº 01 - 2 ano C
Em meio à geração internet, onde todos são iguais em pensamentos e poses, surge o Felipe e, enfim, diz a verdade: que a internet omite diversas -ou todas- as facetas de uma pessoa. A atitude dele foi, com certeza, corajosa, bem planejada e muito legal, e eu o ajudaria facilmente.
Protestar sobre algo que eu não gosto talvez não, pois existem muitas opiniões que divergem das minhas e devo pensar num âmbito maior do que apenas “eu”, mas, se houvesse algo indo contra os direitos, ferindo pessoas ou uma opinião que abranja grande parte da população, eu protestaria. Um ótimo exemplo de um possível protesto foi o que a Camila Kynskowo citou no post anterior: termos apenas aulas voltadas para os vestibulares e o ENEM, sendo que deveríamos usar o que aprendemos em aula para a vida. Teríamos que promover encontros para falar sobre o assunto, fundamentar bem nossa tese, reunir o maior número de estudantes possível e protestar de forma pacífica, discutindo, com cartazes e até passeatas.
Lucas Guedes Vieira Florim n25 2ano A
ResponderExcluirA atitude de Felipe é simplesmente uma crítica direta às pessoas que fazem o que bem entendem na Internet, como comentários infelizes, ou que simplesmente acham que a Internet serve para prejudicar os outros. É uma boa proposta, algo inusitado, apesar de não ter certeza se esse protesto fará com que as pessoas reflitam sobre o que fazem no computador. Ao menos chamará atenção.
Quanto ao fato de fazer um protesto sobre algo que não concordo, sim.
Bem, para fazer um protesto, obviamente pacífico, como o apresentado, reuniria pessoas que também concordem comigo, à respeito de um determinado assunto, ou atitude. Afinal, como cidadãos temos o direito de reivindicar à aquilo que não concordamos.
José Roberto Zanetta Quintas Jr. nº22 2ºA
ResponderExcluirFelipe expressou sua opiniao de um jeito diferente. Foi uma ideia boa, e com certeza vai chamar a atenção das pessoas que passam nas ruas, mesmo até das que não usam a Internet.
Eu participaria de um protesto, se interessasse a mim, se fosse sobre alguma causa que eu apoio, ou se for contra alguma coisa que não concordo.
O protesto teria de ser pacífico e com mais pessoas, para causar mais impacto na sociedade.
Laís T. Stanich – n 32 – 2 ano C
ResponderExcluirA atitude de Felipe Tofani vai além do inovador. Ele encontrou um meio criativo e divertido de criticar nossa sociedade tecnológica fora da internet, o que, de certa forma, acaba impactando ainda mais as pessoas, pois muitos não agem espontaneamente na internet, e acabam criando outra personalidade online.
Acredito que criar um protesto seja uma medida relevante demais para pequenos assuntos como este, além do mais, não é algo que abrange todas as camadas da sociedade, e sim apenas uma parte dela. Por isso não concordo em chamar de protesto este ato de Felipe, e sim de critica, pois é apenas sua opinião expostas nas ruas.
Se pudesse, faria um protesto a favor da segurança. Existem leis em nossa constituição que são ridiculamente errôneas, e acabam colocando em risco a população. Como por exemplo, se alguém cometer um homicídio e confessar, o individuo não será preso por causa de sua honestidade. Ou se um político comete um crime, é absolvido. Para que ocorresse alguma mudança, mobilizaria a população, e faria um projeto para que o governo se movesse também.
Glaucia Caroline Piazza Ribeiro
ResponderExcluirNº: 17 2A
A atitude de Felipe Tofani, foi interessante, visto que sua forma de protestar foi muito diferente de muitos, colocando papéis em postes na rua, não é qualquer um que tem essa ideia, e essa forma de protesto todos podem ver e criticar se quiser.
Eu faria sim um protesto, mais faria por alguma coisa que defendo e acredito e este protesto seria com mais pessoas, teria cartazes.
Samuel Levi
ResponderExcluirn° 41 2°B
Felipe se mostro uma pessoa de destaque, ou melhor, com atitudes de destaque, não hesitou em expor suas idéias de uma forma criativa, em criticar as redes sociais e o uso questionável que muitos usuários fazem desta.
Eu faria um protesto sobre algo que eu não gosto desde que fosse algo pertinente à sociedade, por exemplo o modelo de educação vigente em nosso pais, uma mistura heterogênea do modelo francês e do modelo americano, algo que prejudica a sociedade brasileira em geral. Faria tal protesto por meio da internet e mídias sociais, sendo a melhor opção de atingir meu público alvo, a elite intelectual, esta capacitada para promover uma real mudança no nosso modelo de educação.
Maria Luiza R. de Araujo - 2°A - N°29
ResponderExcluirAchei interessante a atitude do Felipe, porque hoje em dia, a maioria das pessoas possuem um site de relacionamento e muitas vezes, a pessoa se mostra de um jeito no site e de outro pessoalmente, que é isso mais precisamente que o Felipe criticou. Achei interessante também o fato dele demonstrar o lado ruim dos sites de relacionamento, não só as vantagens que vimos.
Eu faria um protesto sim contra os mautratos de animais começando por espalhar fotos de animais mortos pelos homens pela internet, ou até fazer uma campanha.
Matheus Kenji Karubi Yokota N°37 2°C
ResponderExcluirAchei super legal a atitude dele, ter a iniciativa de fazer algo tão construtivo como esse de colar o que pensa na em postes.
Eu faria um protesco com pessoas que não respeitam os outros, nem as leis de transito, essa é uma coisa que me deixa super irritado; ver carros passando no farol vermelho pedestres que não atravessam na hora certo, as pesseoas deveriam ter mais respeito tanto com os carros quanto com os pedestres. Talvez eu faria algo como placas de transito, mas com sinalizações diferentes como: proibido fazer burrice, algo do genero.
Lucas Yoriyaz 2B N31
ResponderExcluireu achei muito legal, pois ele critica de um modo muito critivo e artistico, as midias sociais e seu uso.
Eu faria um prostesto contra a educaçao do nosso pais que é um lixo
Carlos Augusto Bencini nº12 2ºC
ResponderExcluirA atitude de Felipe é muito interessante pois é uma maneira de expressar sua opinião de uma forma inovadora que atualmente muitas pessoas se escondem atrás de um mundo virtual,e acaba fugindo de sua personalidade,acaba criando outro tipo de personalidade,tanto nas fotos como no jeito de ser.
Faria um protesto mais esta questão é muito pessoal,uma verdade para mim não pode ser a mesma para outro,porem se algo estiver prejudicando muitas pessoas,uma grande parte da população acho que é certo protestar sobre seus direitos de forma pacifica e civilizada.
Se fosse criar um protesto seria focada na política pois acredito que melhorando a política do país teríamos uma melhor infra-estrutura com colégios melhores,hospitais em geral poderia melhorar condição de vida de muitas pessoas.
Isabella Guimarães Lima n°28 2°ano C
ResponderExcluirEu gostei do tipo de protesto de Felipe, pois como foi dito, os postes são usados para divulgar serviços de todos os tipos e ele usa para se expressar, com certeza pessoas que passarem e gostarem do que Felipe fez vão acabar adquirindo a essa forma de protesto e até mesmo expandindo. Querendo ou não acho que suas frases serão expostas na internet,pois muitos vão ler e divulgar em diversos meios. A ideia das camisetas é algo muito inteligente, pois chama bastante atenção, com certeza sempre que alguem que estiver vestindo uma dessas camisetas parar para conversar a outra pessoa a lerá, e logo vai saber a opinião dessa pessoa sobre o assunto. Alguns concordarão e outros não. Se eu tivesse que criar um protesto seria a respeito da igualdade social, divulgaria instituições e maneiras, na qual podemos ajudar as pessoas mais necessitas, acho que todos tem o direito de uma vida digna e se cada um que tem um pouco mais ajudar, conseguiriamos um mundo melhor para essas pessoas.
Eduardo B. Pavanel N°15 2°C
ResponderExcluirFoi uma atitude muito legal, pois ele inovou, levando suas idéias para a rua. Com isso ele uniu o protesto e a arte, chamando mais ainda a atenção das pessoas.
Com certeza faria um protesto, não só contra algo que eu não gosto, mas algo muito além disso. Algo contra a ignorância de algumas pessoas sobre certos assuntos talvez.
Se eu liderasse um protesto seria contra o governo, sem dúvida, pois é aparente o fato dos políticos só olharem o que é benéfico para eles e esquecer do povo. O mais difícil é fazer com que esse movimento paralise e atraia uma quantidade grande de pessoas, pois a maioria delas reclama das coisas, mas não tem a mínima vontade de fazer algo para mudar isso.
O que chamou a minha atenção no vídeo, é que Felipe Tofani faz este trabalho praticamente sozinho, e chama a atenção das pessoas com isso, bom, pelo menos chamaria a minha atenção com certeza.
Gabriel Almeida nº14 2ºB
ResponderExcluirA maneira que o Felipe encontrou para criticar as atitudes virtuais e fazer as pessoas refletirem é muito criativa, para não dizer perfeita. As frases feitas por Felipe, foram muito bem boladas, o que mostra a capacidade dele.
Se existisse algo que não gostasse e que valeria a pena protestar, igual o caso de Felipe, eu faria sim. Mas teria que ser algo construtivo, que realmente fizesse a diferença...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRafael Sereno nº38 2ºB
ResponderExcluirAchei o protesto que o Felipe usou muito interessante e inovador, pois ele usa os postes como uma maneira onde ele faz suas manifestações contra o mundo moderno, a maneira que ele faz suas manifestações foi muito boa mesmo, pois quando andamos nas ruas, querendo ou não acabamos reparando sim nos postes e com isso acabariamos lendo suas mensagens.
Sem dúvidas alguma que eu faria um protesto de algo que eu não estou gostando,eu faria um protesto reivindicando meus direitos como cidadão e formaria um grupo de pessoas com os mesmos ideais e protestaríamos a favor de nossas idéias
Achei o ideal defendido por Felipe Tofani em seus protestos muito bom, e a forma que ele aborda este assunto divertida e inteligente. Porém discordo de como ele a está promovendo. Embora realmente exista muitos cartazes, adesivos e outras coisas coladas em postes, isto é proibido, já que os postes são de propriedade da empresa de energia de cada local. Protestos são permitidos desde que não se infrinjam leis, e não acho que infringindo leis seja a melhor forma de expor um ideal, e por isso gostei mais da ideia das camisetas.
ResponderExcluirEu faria um protesto, mas não só por gostar ou não, pois para mim só gostos não são suficientes para se reivindicar.
Caso fosse protestar seria contra todos os direitos que aqui no Brasil são tratados tanto como direitos como deveres, por exemplo voto obrigatório, sem dúvida ter o direito de votar é ótimo, mas não há razão para ser um dever, ser obrigado a isso. Protestaria também contra cotas de qualquer tipo em universidades, pois todos são iguais perante as leis, mas mesmo assim o próprio governo gera desigualdade, sendo que só existem devido a incapacidade do governo de oferecer iguais condições à todos. E em ambos os casos, mobilizaria uma enorme quantidade(mas enorme mesmo, só assim surtiria efeito) de pessoas que acreditassem em meus ideais e faria uma passeata expondo de forma clara o que reivindicamos.
Daniela Mayumi Samano nº:14 2ºC
ResponderExcluirA atitude de Felipe Tofani é uma forma muito interessante, diferente de expressar sua opinião sem fazer dos comentários contraditórios ao que ele pensa, como quando ele diz que não quer que uma pessoa em frente ao computador veja seu protesto e sim alguém que passa na rua e vê as mensagens. Acredito que muitas pessoas irão se opor mas também irá ter pessoas que apóiam essa idéia, fazendo desse “protesto”, manifestação, algo grande e talvez com resultados. Não, pois é legal impor sua opinião para que pessoas possam discordar ou concordar mas não acredito que uma pessoa sozinha consiga realmente mudar idéias sobre um assunto que infelizmente é a nossa realidade.Eu faria um protesto a respeito dos direitos iguais, todos merecem esse direito, sejam eles de classes sociais diferentes, raças, sexos ou até mesmo idade porque mesmo que existam leis elas não são seguidas a rigor. Protestos com muitas pessoas reunidas ou até mesmo reunir um grupo através de divulgações.
NOME: Dante n°9 2°ano B
ResponderExcluirNa minha opinião Felipe Tofani tomou uma iniciativa que a tempos já havia a necessidade de protesto, varias pessoas hoje em dia se escondem atras de perfis criados em sites de relacionamentos (seja ele qual for) fingindo ser alguém que realmente não é. É claro que nem todos se encaixam nesse aspecto, acredito eu que a grande maioria, não se esconde fingindo ser outra "coisa".
Eu acho que a forma de como ele protesta não justifica o motivo do mesmo, ou seja o motivo de Felipe é muito "pequeno", vamos dizer assim, para o modo de protesto que ele escolheu.
Na minha opinião um protesto deve possuir todo um contexto, com apoio (seja ele qual for), e uma causa pela qual seja respeitada, onde vale o esforço feito.Independente do gosto de alguém por alguma coisa, para ocorrer um protesto, como já dito acima é preciso ter um contexto, uma causa.
É possível protestar sozinho mas é muito difícil que a sua opinião chegue a todos, portanto primeiramente antes de protestar seria necessário um grupo, uma massa muito grande com a mesma opinião e objetivo para que a ideia em questão fosse inicialmente ouvida por alguém que tomasse uma atitude posterior, referente ao manifesto, resultando na solução do caso. Sobre o que protestar, esse é um assunto que abrange muitas coisas ainda mais aqui no Brasil, onde coisas que merecem muito mais atenção do que "perfis falsos" em sites de relacionamento.
nome: caio andreoli nº7 2ºC
ResponderExcluirA atitude do Felipe é ruim, pelo fato de que pessoas que ficam perambulando nas ruas, não vão para de fazer o que iam fazer, ainda mais se tiverem com pressa, para ler um anúncio no poste.
Não, pois um protesto muitas vezes não adianta em nada, ainda mais se for divulgados em postes.
Faria prol dos impostos, criando um blog, divulgaria muito, fazendo as pessoas acessarem meu blog, como leem emails.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLucas Delamain Longo n°29 2°ano B
ResponderExcluireu acho que a atitude de Felipe ao mesmo tempo que é interessante, também parece ser um pouco ousado, ele acaba fazendo muitas criticas, e por meio dos postes da cidade ele mostra o seu ponto de vista,eu faria um protesto mais não criticando oque o outro faz, por que acho que cada um tem o direito de fazer oque quiser e oque achar.
se um dia fosse participar ou fazer algum protesto acho que seria para criticar um sistema politico, ou a favor do meio ambiente, mais não sei como que seria esse protesto!
Nome: Mateus S. Alencar
ResponderExcluirNúmero: 35 Série: 2 ano C
Acho que a iniciativa de expressar suas ideias é muito importante e ainda pouco valorizada, mas, o artifício utilizado pelo designer Felipe Tofani foi, na minha opinião, mal planejado, já que o seu público será significativamente reduzido, quando comparado ao público afetado por outras formas de protesto, como por exemplo uma passeata...
Também não acho que tal opinião seja tão bem aceita quanto um protesto político ou algo do gênero.
Caso fosse organizar algum protesto, seria em favor da aprovação de um projeto cultural, como a restauração de um teatro ou um museu, e, nesse protesto, faria como qualquer cliché, uma passeata, com placas e um mega-fone!
Boris V. Guedes n°4 2°C
ResponderExcluirFelipe Tofani faz uma crítica baseada em seus ideais, ou seja, Felipe é contra as futilidades cometidas hoje em todo mundo por "viciados" em internet(computadores), focando no fato de que por serem bons em algum programa ou afins, se achem especialistas.
Eu faria uma passeata para que o HIP-HOP atual seja mais difundido, uma vez que são um meio de expressão muito utilizado pela classe social mais baixa. E a passeata teria como objetivo a criação de mais espaços para se trabalhar o HIP-HOP.
Beatriz Luisa n°2 2°B
ResponderExcluirAchei que a atitude de Felipe de certa forma foi original e um desabafo, porém totalmente desnecessário em minha opinião. Isso é uma forma dele se esconder, pois pelo que percebi, na realidade ele queria falar isso para pessoas, são indiretas, mas não fala, cola em postes espalhados pela cidade. Uma atitude inovadora, porém "covarde". Outra coisa que posso afirmar é que a maioria das pessoas não lê essas mensagens em postes, ao buscar uma maneira nova de protestar ele não encontrou a mais eficiente.
É claro que eu faria um protesto, protestaria contra a dissecação em escolas. Acho um método muito primitivo de ensino que hoje em dia pode ser substituido por diversos mecânismos, como por exemplo dissecação online. Mesmo eu achando que seja um tanto quanto difícil as escolas aceitarem idéias como essa o melhor modo de protestar seria nas escolas, que os alunos se recusassem a realizar esse tipo de trabalho, mas não somente um ou dois, todos. Dessa forma a escola não teria outra alternativa, a não ser parar com as dissecações
Gabriel N. Cardoso Número 13 ; 2ano B
ResponderExcluirAchei interessante o que Felipe fez, pois as pessoas da internet são diferentes pessoalmente, por isso o Felipe criticou. É interessante que ele fala que os sites não tem só o lado bom e também tem o lado ruim.
Se existisse uma coisa que eu não estivesse gostando, eu faria sim. Eu faria um protesto sobre o saneamento básico.
Leonardo Paes Veloso 2ºC 33
ResponderExcluirEu achei muito interessante o protesto feito pelo Felipe. Gostei também da forma que ele escolheu para praticar essa forma de protesto. Eu acho que se ele tivesse usado a internet como forma de publicar para os outros a sua indignação referente à algumas coisas que acontecem pela internet, ele perderia um pouco de credibilidade. Ele achou uma forma interessante de publicar isso: pelos postes nas ruas da cidade.
Inclusive outro dia eu vi um tipo de protesto parecido com esse (na forma de publicar). É o projeto que está no vídeo a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=dPcWOAXxhdQ
Eu faria sim um protesto dessa forma. Eu não sei como eu faria, mas pensaria muito à respeito, no momento se fosse para eu fazer um protesto, seria a favor das pessoas no ônibus serem mais concientes com certas coisas, por exemplo respeitar o assento prioritário e não colocar som alto.
Nome: Victória Haddad N° 43 série: 2° ano B
ResponderExcluirGostei da atitude do Felipe e achei muito interessante também, eles expressa claramente seus pensamentos e sua opinião sobre a internet e nós faz pensar também sobre nossas atitudes perante a internet. Entende-se como uma critica ao mundo moderno e suas tecnologias.
Não sei se um protesto seria a solução de algum problema, mais se fosse necessário para defender meus direito e minha opinião, eu faria sim um protesto, em prol a educação, que em meu ponto de vista seria mais que certo, colocar bons profissionais em escolas públicas, investir na educação nas periferias, realizar mudanças radicais na educação dentro de escolas públicas. Para fazer este protesto, iria reunir pessoas interessadas por tal mudança e apresentar argumentos fortes para o governo, assim esperando que tenha melhorias.
Nome: Bruna Scaccabarozzi Rocha nº: 04
ResponderExcluir2º ano B
A atitude do Felipe é muito legal pelo fato de que hoje em dia fica cada vez mais difícil protestos criativos. Não só pelo fato da critica que foi feita por ele ser muito construtiva e sim pela "extrapolação".
Eu faria sim um protesto contra algo que não gosto, desde que bem feito e com um propósito concreto e seria um protesto talvez para melhora da política no país, que honestamente, não me agrada em muitos pontos.
Thiago Lourenço n°40 2ªA
ResponderExcluirA atitude de Felipe foi bem legal e corajosa, pois ele vai contra ao pensamento de um monte de pessoas, criticando o mundo moderno.
Ele tem toda razão de expressar sua opinião daquilo que ele não gosta, mesmo que muita gente não ligue.
Eu criticaria algo que não gosto, pois todos nos temos direitos de dar sua opinião sobre tudo que quisermos.
Andreza Baccule nº01 2ºB
ResponderExcluirFelipe achou uma forma de expressar suas criticas e pensamentos do nosso mundo moderno e suas tecnologias, através de "adesivos" que são colados em postes.
Sim, eu faria um protesto de algo que não gosto. Mas teria que ser algo muito criativo e que chama-se a atenção de todos literalmente.
Se fosse criar um protesto seria em prol da fome e da miséria Brasil e principalmente na África. Mas não sei como seria esse protesto, como disse anteriormente seria algo muito criativo e que realmente chamasse a atenção de todos.
Giovanna F. Ripari - nº23 - 2ºC.
ResponderExcluirAchei a atitude de Felipe Tofani, muito interessante e inovadora de protestar no que diz respeito as novas modas da sociedade moderna em si.
Se algo viesse ocorrer e eu não gostasse,se me incomodasse buscaria de forma pacífica mostrar minha opinião e até mesmo minha indignação por meio de um protesto.Se fosse pra tomar tal ação seria em prol dos meus direitos dentro da sociedade brasileira, seja ela na forma política, estudantil e até mesmo moral.
Nome: Maycon R. Caiado Nº:39 2º C
ResponderExcluirSua atitude é muito curiosa, essa dedicação de passar essas mensagens as pessoas quando estão caminhando, desligadas do computador ou outros meios, fazendo-as que tenham um olhar mais critico do mundo moderno em que vivem, como a qual o autor tem.
O que Felipe carrega de diferente é o que o torna um personagem intereçãnte, entre as outras pessoas, que parecem todas iguais, temos suas criticas.
Como cidadão realmente temos o direito de protestar á algo que não nos convém, se essa inconveniência fosse de grande escala para mim, realizaria sim um protesto, embora que dependendo das pessoas e da causa ela não será muito efetiva.
Ao criar um protesto, promoveria algo que mantenha o valor de toda a sociedade e do cidadão; como eliminar as desigualdades, dentre muitos outros problemas que temos, porem é difícil unir as pessoas com o mesmo pensamento para que obtenhamos um grande avanço em nossa sociedade de uma só vez...
Nome:Jean Tanaka Godoy
ResponderExcluirNº21 2ºA
Achei a atitude de Felipe muito interessante e inovadora,pois ele expressa sua opinião
de um jeito diferente do que vemos por ai.Felipe teve uma atitude corajosa em sair nas ruas
expressando sua opinião,na qual muitas pessoas tem muito a se expressar,mas não tem
a corajem de se manifestar.
Eu faria um protesto sim, um protesto pacífico.O protesto seria por algo que nao vem ao
meu gosto, como por exemplo a politica do Brasil,pois mudando essa politica mudariam
muitos outros pontos ruins do Brasil.Também faria um protesto pelo meus direitos.
Gláucia Beatriz Nº25 2ºano C
ResponderExcluirEu achei muito criativa e interessante a atitude do Felipe, pois colocando aqueles adesivos pela cidade, ele está protestanto por algo que ele não gosta e que deveria mudar em nossa sociedade, no caso, ele faz uma crítica à futilidade do mundo moderno e informatizado.Eu faria um protesto sobre algo que não gosto, pois penso que é um modo de fazer as pessoas ouvirem a minha opinião e talvez assim, mudar o que eu acho de ruim no mundo. Se eu fosse criar um protesto seria em prol da saúde, educação, pobreza e muitas outras coisas que precisam ser melhoradas em nosso país. Eu iria protestar em ruas de grande circulação, na frente de prefeituras, praças, ministérios, locais onde pessoas influentes do governo possam me ouvir, para assim se mobilizarem para melhorar o lugar onde vivemos.
Pedro M. Sardelli N°36 2°A
ResponderExcluirNa minha opinião a atitude do Felipe foi um ato inovador, um ato em que tem que te muita corajem para fazer isso, e com esses adesivos ele esta protestando por algo que não goste.
Eu faria um protesto sobre algo que não gosto, porque é um jeito de outras pessoas começarem a se juntar a minha opinião e talvez conseguir mudar o que eu quero.
Eu iria protestar em lugares movimentados sobre melhorias em nosso local onde vivemos, por exemplo a questão da copa no Brasil em 2014, falta muita coisa a ser melhorada para isso acontecer.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirThaina Oliveira Marquez Nº39 2ºA
ResponderExcluirA atitude de Felipe foi algo inovador e que faz muito sentido hoje em dia, pois estamos em um época em que a internet influencia demais, e espalhar esses adesivos pelas ruas foi um jeito de protestas diferente e que é necessário 'sair' da internet para poder ver, sair do mundo onde as pessoas estão acostumadas a tirar suas ideias e conviccções! Eu faria sim algum protesto se fosse contra algo que eu realmente não gosto, e sei que teriam outras pessoas em busca desse mesmo prol, juntaria pessoas com esse mesmo objetivo e pensaria em alguma forma nova e incentivadora, algo diferente, assim como fez Felipe!
Verônica Cristina Giraldi nº41 2ºA
ResponderExcluirA atitude de Felipe, foi simples, mas ao mesmo tempo genial. Vivemos em um mundo, em que quase tudo que fazemos depende de um computador, ou da internet em si. Muitas pessoas criticam o mundo moderno, as vezes até usando o mesmo como meio, então, que maneira mais inteligente de criticar o mundo moderno, do que de um modo "antigo", mas que é quase inevitável de se notar?
Eu faria um protesto, de algo que não gostasse, mas de algo que gostasse também. Protestos, a partir do momento que não agridem, ofendem, ou interfere no direito de outro, podem ser feitos de qualquer forma, desde uma passeata, a encher a caixa de entrada do e-mail de um político, ou até colar adesivos em postes, criativos ou não, são coisas saudáveis e sempre são usadas em prol de defender pensamentos, ideologias e desejos.
Luiz Henrique Campos Nº:27 2ª Ano A
ResponderExcluirA atitude de Felipe foi uma maneira de criticar pessoas que tem sua vida baseada no uso da internet, que criam uma outra “imagem” de si, para conseguir um falso status,mais “amigos” ou ter mais seguidores no twitter. Apesar dessa idéia de utilizar um modo “off-line” de critica, eu não considero essa critica construtiva,pois o Felipe não expõem nenhum tipo de solução ou atitude para essas pessoas.
Apesar de não aprovar algumas atitudes do governo e de alguns caminhos que o Brasil segue, credito que eu não iniciaria ou faria parte de algum tipo de protesto.
Caio Gonçalves de Morais nº:06 2ºA
ResponderExcluirAchei a atitude do Felipe muito criativa, e principalmente uma forma de protesto diferente, pois foi como ele falou, que se tivesse feito o protesto pela internet, não iria mudar nada.
Se eu não gostar de alguma coisa, eu, primeiro tento resolver, mas se não der nunca tinha pensado em fazer algum tipo de protesto.
Larissa Alves de Lima - Nº 24 - 2º ano B
ResponderExcluirAchei a atitude do Felipe Tofani bem interessante e criativa, pois é totalmente diferente dos protestos que estamos acostumados a ver. Ele faz uma crítica as tecnologias do mundo moderno colando adesivos em postes, de modo que nos faz refletir sobre o nosso comportamento na internet, embora acredite que esse protesto em específico não mudará muita coisa em nossa realidade.
Eu faria sim um protesto sobre algo que não gosto, reunindo pessoas que têm o mesmo objetivo que eu, porque é um direito de todos cidadãos e poderá mudar alguns pontos negativos da sociedade em que vivemos. Se eu fosse fazer um protesto seria em prol da educação ou política do nosso país, pois ambas estão ruins e deixando muito a desejar na minha opinião.
Erika Kichise nº17 2ºC
ResponderExcluirAchei uma atitude bacana, muito criativo da parte dele, ele expos a sua opinião de um jeito diferente. Se eu fosse fazer um protesto com certeza, faria sobre algo que eu goste, que seja interessante. Acho que eu faria em prol da politica, sei lá, Algo que eu sei que afeta toda a sociedade.
Belisia Vasconcelos de Barros Nº 03 2ºano B
ResponderExcluirA atitude do Felipe Tofani de colar adesivos em postes com críticas as pessoas, é uma forma diferente de protestar sobre futilidades, redes sociais entre outras coisas, no qual as pessoas que passam na rua podem ver e refletir sobre as ideias a qualquer dia e qualquer hora.
Porém acredito que suas críticas não são sobre algo ''forte'', são sobre assuntos irrelevantes, exemplo disso é que em um de seus cartazes ele coloca '' você era mais legal antes do twitter'' esse tipo de crítica não tem impacto na sociedade.
Faria um protesto pacífico, pois seria uma forma de expor minhas ideias e de tentar mudar as coisas que considero erradas. O meu protesto seria em prol de mudanças na área social e política no Brasil, pois os políticos em nosso país estão mais preocupados em suas contas bancárias e esconder os roubos de seus colegas do que com a saúde pública que está uma calamidade, do que com a educação que é deixada de lado em todos os sentidos, e muitos outros assuntos que poderiam ser destacados. Em meu protesto eu reuniria um grande grupo de pessoas e iria a Brasília reivindicar direitos sociais, e punição severa aos políticos corruptos.
Vítor Natã Saito 2º Ano C Nº: 44
ResponderExcluirna minha opinião, a atitude de felipe estar colocando adesivos em postes é uma otima forma de se expressar. Acredito que a forma de como ele se expresse,não alterará de forma alguma o nosso jeito de pensar das coisas.
eu não faria um protesto sobre algo que não gosto, pois não adiantaria nada.
Amanda Yumi Kussano nº01 2º ano A
ResponderExcluirA atitude de Felipe foi muito boa, pois ele protestou em prol de algo que ele não concorda, que é o uso de redes sociais para criar alguém que talvez você não seja, mas também, ele mostrou seu desgosto sem machucar ou agredir as pessoas. Achei criativo porque ele utilizou um meio que não é a internet, pois muitas pessoas dizem que não gostam da importância que a internet tem hoje, mas dizem utilizando a própria, logo, não são levados a sério.
Se não gostasse de algo que estivesse acontecendo, protestaria se outras pessoas também se mostrassem insatisfeitas, mas sobre questões como corrupção e educação.
Juliana Dias de Lima - Nº 23 - 2ºA
ResponderExcluirA atitude de Felipe é bastante interessante e sua opinião é respeitavél, mas ainda assim eu acredito que está fora da realidade. Criticar, negativa ou positivamente, faz parte do livre arbítrio de cada um, é claro, mas isso não significa que depois de as pessoas pararem nas ruas, lêem os adesivos e refletirem sobre isso, o indivíduo não vá voltar a realizar suas tarefas normalmente, dependente ou não da tecnologia. Eu não sei o tipo de ferramentas que Felipe usa como designer, mas se ele for designer gráfico e fizer trabalhos para e com o computator, eu arriscaria dizer que é hipocrisia da parte dele criticar as pessoas por um ato que ele mesmo pratica. Mas isso vai de cada um, essa é apenas minha interpretação da atitude dele. Não concordo em partes, mas respeito.
Nunca parei para pensar em fazer algum tipo de protesto. Eu acho que para fazer um, antes de tudo você deve ter uma causa bastante forte, caso contrário, ele não terá sentido nem retorno algum. Se eu fizesse, algum dia, num futuro muito distante (risos), acho que seria em prol da relação escolar dentro de institutos educacionais (principalmente os públicos), onde as propostas e opiniões de professores, diretores e alunos tivessem o mesmo valor. Infelizmente, isso é algo que deixa bastante a desejar hoje em dia.
Heloisa Vilela - Nº: 21 - 2ºB
ResponderExcluirFelipe teve uma atitude muito criativa, nunca vi uma forma de protesto desse tipo. Porém, as críticas que Felipe faz não são muito convincentes como na frase: "Eu prefiro o seu profile no orkut". Ele deveria protestar sobre algo mais relevante na sociedade, como na política, que seria um assunto ao alcance de todos.
Confesso que nunca passou em minha mente fazer qualquer tipo de protesto, mas se um dia fizer vou defender o meu ponto de vista até o fim por uma boa causa. Faria um protesto pacífico, como uma passeata. Seria contra a política e contra a sociedade preconceituosa que estamos vivenciando.
Felippe Schivardi Oliveira Nº:13 2ºA
ResponderExcluirA atitude de Felipe, é muito interessante e ao mesmo tempo criativa, sendo que tem uma boa proposta em mente, mas não possui uma solução concreta. Porém, provavelmente os resultados desejados, estão longe de ser obtidos, pois algumas pessoas ainda não iriam refletir sobre o assunto.
Mesmo não satisfeito com algumas coisas que acontecem no Brasil, não começaria um protesto, pois os assuntos seriam muito 'delicados' e complicado de mudá-los
Vinicius Lima Lustoza N.43 2.A
ResponderExcluirAchei a atitude do Felipe criativa e inteligente, pois é um protesto diferente, criticando a personalidade das pessoas submetidas as redes sociais.
Faria um protesto de algo que não gosto, pois ao protestar a minha opnião estaria em aberto na socieade, fazendo com que outras pessoas possam de juntar a minha opnião.
Faria um protesto para impor um fim ao uso do papel, começaria mobilizar outras pessoas a aderir a troca de outros materias pelo papel.
Bruna Graciani Mota Nº05 2ºC.
ResponderExcluirFelipe Tofani protesta contra a realidade do mundo moderno, criticando os vícios da sociedade, correndo riscos e expondo sua opinião por coisas completamente aleatórias. Seu trabalho se sobressai por ser diferente, inovador e criativo, ocupando a cidade de arte e usando postes como meio de comunicação.
Eu protestaria contra o preconceito racial, religioso e sexual, contra os excessos de impostos cobrados e a falta de aplicação do mesmo, contra a desvalorização de cultura, educação, e respeito, a falta de acessos a saúde , ou seja, protestaria por um mundo que desse mais importância ao amor, saúde, união e menos à ambição. Acredito que a melhor maneira de protestar isso seria em lugares públicos (praças, ruas movimentadas, etc), através de cartazes e panfletos, esperando que outras pessoas se identifiquem e se unam a mim, para que juntos, possamos combater o que não nos agrada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGabriela Maroscia n°.: 18 2° ano B
ResponderExcluirEu achei a atitude do Felipe Tofani muito original e criativa, pois há muitas pessoas que não tem a coragem de se expressar, por medo, e é uma forma totalmente diferente se expressar em adesivos com frases, colados em postes, é algo inovado. Mas ao invés dele escrever frases para protestar em relação a internet, ele poderia fazer frases que ajude a melhorar os problemas sociais. Mas pensando pelo lado negativo, ele causa uma poluição visual na cidade colando esses adesivos.
Eu faria um protesto, mas sem causar uma poluição visual, faria em prol aos problemas sociais, juntando um grupo de pessoas com a mesma opinião que a minha, fazendo algo que chamasse a atenção das pessoas.
Natália Mendes Pereira nº35 – 2ºA
ResponderExcluirÉ muito bom, observar que alguém se importa em mostrar a ambiguidade que nós criamos em nossas próprias vidas a partir da internet e o contrário, o que a internet nos proporciona e o que de errado nós estamos fazendo com nós mesmos em relação a ela. Também é bom observar que, a partir de uma experiência pessoal, se desenvolva um senso critico naquilo que para todos é observado, apontado, utilizado e amado de diferentes modos no mundo inteiro, nesse caso a internet.
Mas, não é só por que acredito que se é a partir de uma critica que se começam MUDANÇAS, sendo elas pessoais, ou que podem atingir o senso comum, que EU ACREDITE que a iniciativa de Felipe Tofani, seja diretamente à sociedade moderna. Na minha opinião, essa foi a forma como ele encontrou de enfrentar o dano que a internet causou a com ele (quer dizer, o que ele fez com ele mesmo, por meio da internet)como um “BESABAFO”. Ele por si só, não tem cara de que deseja que a sociedade mude, se observarmos , além do seu estilo diferencial, a justificativa que ele usa pra estar fazendo esse “protesto” , NÃO É SUFICIENTE, para que as pessoas de fato, concordem com ele.
PORÉM, ele conseguiu "tocar" as pessoas, quando ele inventou essas figurinhas, ele criou esse mesmo sentimento de “estamos indo pelo caminho errado” em todos aqueles que conheceram seu trabalho.
PROTESTO, é uma palavra muito forte para sugerir aos outros, uma opinião minha. O mundo não seria do jeito que é, se não houvessem prós e contras sobre uma mesma temática, por diferentes meios, através de diferentes pessoas. Eu acredito que cada um tem a sua consciência e a partir dela, expressa suas próprias opiniões, de que forma? FAZENDO CONSIGO MESMO, aquilo que acha ser certo. Não me acho no direito de querer convencer a mudar uma pessoa, por que creio que, se ela SABE o que ela defende, ela também sabe quais prejuízos ou benefícios isso pode trazer a ela. Ao pensar em fazer protestos, eu me imaginaria convencendo as pessoas à repensarem o modo como elas lidam com sua próprias decisões (em relação à tudo na vida, suas companhias, sues relacionamentos... )por que desse modo, eu não interfiro no que ela sente, não teria a intenção de faze-la mudar por mim, mas muito mais que isso,ela mudaria por ela mesma. Então eu faria sim um protesto, com a intenção de se acabar com os protestos! Minha intenção seria levar as pessoas à repensarem o modo como elas podem enxergar e aquilo que podem aproveitar do que está ao seu redor, assim, cada um mudaria por si mesmo. E no caso, Felipe Tofani NÃO precisaria colar figurinhas no poste (QUE COM CERTEZA, FORAM FEITAS NO COMPUTADOR ENQUANTO ELE NAVEGAVA PELA INTERNET!) como uma forma de acabar com um remorso que o mesmo tem dentro de si, com a desculpa de que está preocupado com a sociedade moderna!!!
Raissa Mendes Nº39 2ºB
ResponderExcluirA atitude de Felipe é muito legal, pois colando adesivos em postes das cidades ele expressa a sua opinião sobre a tecnologia e suas redes sociais, onde as pessoas estão cada vez mais alienadas, onde só querem saber de internet.Gostei da forma que de que ele se expressou, não fazendo mal a ninguém.
Não sei se faria um protesto sobre algo que não gosto e se fosse criar um protesto, faria uma passeata a favor do meio ambiente.
Marcela Moreira Momi nº28 2ºA
ResponderExcluirA atitude do Felipe é muito interessante e inteligente, apesar de que eu não acho que demonstre muito impacto nas pessoas, se essa foi a intenção dele. As frases nos adesivos são exatamente aquelas verdades que todo mundo sabe, mas ninguém fala, por isso aprovei a atitude dele. Espero que esse projeto se desenvolva, e se torne algo maior, com mais impacto nas pessoas. Porém, como todo protesto, existirão as pessoas que vão parar e refletir sobre aquilo, e as que simplesmente vão passar pelo adesivo, ler, descartar a informação e continuar agindo da mesma maneira fútil no mundo virtual.
Se eu fizesse um protesto, este não seria apenas por algo que eu não goste particularmente, e sim por algo que seja de reprovação de outras pessoas além de mim. Assuntos relativos à tecnologia e à vida virtual mais ativa que a "real", estão gerando boas discussões, então acho que protestaria sobre atitudes semelhantes à que ele protesta.
Achei interessante a atitude dele, nunca pensaria em fazer protestos em postes nas ruas, mais o assunto que ele tomou como protesto é meio "idiota" porque agora parece que é moda, todo mundo resolve falar mal das redes sociais, ou falar mal da internet como um todo, criticar as pessoas pelas suas atitudes na internet seria mais criativo. Porem ele escolheu um tema bem polêmico e que ele mesmo conhece, afinal ele da o exemplo do fotolog que não é um meio tão acessado como Twitter ou Orkut. Não vejo motivos para fazer protestos sobre isso, acho que existem coisas mais relevantes para se fazer protesto, porém hoje em dia é difícil protestos assim darem certo, acho que todos nós deveríamos mudar nossas atitudes, e não julgar os outros. Não penso em fazer protestos.
ResponderExcluirSinceramente, eu acho que ele está perdendo o tempo. Por mais tocante ou polêmicas que sejam as frases que ele espalha pela cidade, isso não vai mudar o pensamento do cidadão. É bonito ele se expressar e espalhar esses pensamentos, mas suas ações não são tão impactantes.
ResponderExcluirCriaria um protesto sim, contra diversas coisas, das quais muitas eu preferiria não comentar. Contudo, só protestaria se eu possuísse recursos para o mesmo, e o apoio de mais gente. Claro que eu usaria métodos mais impactantes que por cartazes na rua, mas não irracionais como a destruição da propriedade dos outros. (vide o caso do protesto dos estudantes no Espírito Santo)
Vitoria Lopes Nº44 2ºA
ResponderExcluirAchei a idéia de Felipe muito criativa, usar um meio "off-line" de criticar a internet, os computadores e as redes sociais. Só não concordo com o que ele disse sobre as redes de relacionamento no mundo virtual, pois, na minha opinião,ajudam muito no dia a dia das pessoas, tanto na vida como no trabalho. E sim, eu faria um protesto sobre algo que eu julgo errado, chato, ou algo do tipo. Por exemplo sobre o bullyng, ou sobre homofobia e preconceito racial, com passeatas e abaixo assinados, ou greves e campanhas na própria internet, que ajuda na divulgação.Por isso acho que o Felipe poderia pensar melhor em como criticar a internet e as maquinas que nos ajudam a cada dia.
Daniel Paschoal de Godoy - Nº 10 2°A
ResponderExcluirA atitude de Felipe é muito diferente. Ela tenta tirar as pessoas do muno virtual e trazer para o real, expondo verdades sobre as redes sociais e sobre sites de intenet, mas eu me deparei com uma questão... se a crítica é para pessoas que vivem na internet e as mensagens estão em postes na rua, como elas irão lê-las?
Eu não faria um protesto contra algo que não gosto, mas eu participaria de um protesto pelo qual eu me identificasse.
Se fosse necessário que eu criasse um protesto, seria contra a corrupção dos governantes do nosso país e ele seria feito dá seguinte forma: no dia de eleição eu e mais um enorme grupo não votaríamos. No dia seguinte, quando fossemos nos justificarmos nós diríamos que só votaríamos quando os políticos corruptos (identificados) candidatos à eleição se retirassem da disputa e novos (não corruptos) entrassem.
Caroline M. Nascimento nº:13 2ºC.
ResponderExcluirEssa atitude de Felipe de mostrar que a internet nos engana e distorce a realidade, é diferente, criativa e muito inteligente. Pois ele protesta sobre o mundo online, fora da internet, mostrando suas críticas através do mundo offline. O único problema é se a pessoa lê e ignora, assim como outras podem ler e pensar a respeito. Acho que eu faria um protesto sobre algum assunto que deveria ser discutido hoje em dia, como: preconceito de todas as formas, a política que virou piada, o meio ambiente, resumindo, assuntos que tornariam o mundo melhor.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBruna Cespedes nº 04 2º Ano A.
ResponderExcluirFelipe escolheu a arte de colar Stickers, (no Brasil chama de Lambe-Lambe) porque buscava novas formas de expressão visual, e não somente visual porque seus adesivos traziam críticas principalmente ao uso que as pessoas têm feitos das redes sociais. Não podemos confundir o Lambe-Lambe com propagandas clandestinas ou ainda com a poluição visual, existe um conceito inteiro atrás desse formato das expressões artísticas. A proposta do sticker é através de manifestações de artistas individuais e de coletivos urbanos, criar um composto visual que dialogue com a estética metropolitana e debata através de uma linguagem lúdica e torta os principais pontos polêmicos da sociedade.
Faria um protesto sobre algo que eu não gosto, meu protesto seria em prol aos animas de ruas abandonados, e maltratados. O meio de divulgação que escolheria seria a internet inicialmente para expandir e atrair adeptos, pós isso organizaria uma passeata.
Ana Karoline Tavares nº 02 ano: 2ºA
ResponderExcluirA idéia de Felipe Tofani não foi la aquelas coisas de criativa, é interessante sua intenção e coragem ao despertar os olhares das pessoas, mas essa critica já esta meio clichê, mas em sua intenção conta. Levar ao pensamento das pessoas para traze-las mais ao mundo real, e deixar o virtual é relevante, criticar essas redes sociais que estão muito presente na vida das pessoas, deixando-as muitas vezes em primeiro lugar nos seus devidos deveres diários.
Eu não faria um protesto, mas participaria de protestos em prol de preconceitos em geral, como por exemplo o preconceito racial, homofobia, etc, pois sou a favor da diversidade de culturas e personalidades, pois o mundo é feito disso, é feito de diversidades.
Rafael Teles nº 37 2ºA
ResponderExcluirGostei da atitude do Felipe, bem original e criativa, fora que chama a atenção dos outros na rua. Mesmo utilizando essas redes sociais, eu refletiria sobre as frases, pois é algo que eu e muitas outras pessoas usamos com frequencia. Eu faria um protesto contra algo que prejudicasse a sociedade, mas se fosse sobre um gosto não faria, simplismente aceitaria o fato de outros gostos existirem. Faria um protesto sobre politica e a violencia, principalmente sobre abuso policial, que em vez de garantirem a segurança, abusam do seu poder
Érika Solodcoff. nº 18 - 2ºano C
ResponderExcluirEmbora Felipe Tofani tenha tido uma ideia inovadora, divertida e criativa de protesto, achei errado o fato dele “generalizar” alguns tópicos como, por exemplo, as redes sociais. Acredito que em muitos aspectos elas são extremamente úteis e não entram nessa questão de “futilidade”. Fora isso, o protesto é ótimo e realmente deve atrair a atenção das pessoas, pois a simplicidade na confecção do adesivo acaba chamando a atenção.
Se possível, com certeza faria um protesto contra a violência porque é um problema que enfrentamos no nosso dia-a-dia, independente de nossas idades, e ele está crescendo e fugindo do controle, assustando as pessoas e muitas vezes acabando com suas vidas. Para que a maioria das pessoas tivesse acesso ao meu protesto, começaria divulgando na televisão e depois usufruiria da internet.
Caroline Sacco A. de Miranda nº 6 - 2º ano B
ResponderExcluirA atitude de Felipe é muito intrigante e muito interessante, ele faz uma crítica ao mundo moderno por meio do sarcasmo, levando seu protesto ao meio externo ao invés de criticar pelo próprio meio de comunicação a qual ele refere a critica, a internet.
Se eu tivesse certeza de que mudaria algo, ou melhoraria, eu faria sim um protesto sobre algo que eu não goste.
Se fosse pra criat um protesto, seria em prol de uma melhor condição de vida para muitas pessoas, para os direitos de cidadão e a sociedade, entre outras. Reuniria muitas pessoas que concordassem comigo, se concordassem, faria cartazes, um abaixo-assinado ou o que fosse preciso.
Gabriela Boloni n°:16 2° ano B
ResponderExcluirEu achei muito criativa a forma que Felipe arrumou para expor suas idéias , sem prejudicar ninguem e usando algo que está muito presente no nosso dia a dia, porém não acho que seja a forma mais chamativa, nem todos nos lemos oque está escrito num poste. O seu protesto , apesar de ser por algo que está muito presente para todos, eu achei que não tras nada de diferente , é um assunto muito discutido mas que não nos leva a lugar nenhum. Eu faria uma passeata contra a fome e a miséria no nosso país, um assunto tão importante e que muitas vezes é deixado de lado por nós que temos mínimas condições de sobrevivência
Tatyane Rangel 2ºA nº38
ResponderExcluirA atitude de Felipe é bem interessante e diferente, ele expoe fatos de um jeito 'anonimo' onde as pessoas param pra ler e ficam pensando naquilo. Bom, eu faria um protesto sim e nao sei do que, são tantas coisas que a gente para pra pensar que é errado e quer lutar contra aquilo, um meio de divulgação seria a internet, que hoje em dia todo mundo utiliza, por meio de passeatas e etc.
Caio Fonseca N°5 2° ano A
ResponderExcluirA atitude de Felipe foi um fato certo devido, ele estar brigando por uma coisa que o incomodava,tendo esta postura para que as pessoas leiam e reflitam sobre isso.Se eu tivesse que lutar, protestar, ou brigar por algo que me incomodasse, seria em prol da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, pois o governo chegou ao ponto de assumir algo que não conseguissem suportar, caso tivesse que armar este protesto, o faria através do uso da internet, pois é o meio que tem mais acesso hoje em dia, o protesto do Felipe foi 'offline' pois o que ele queria explicar, não seria muito 'correto' sendo através da internet, só que no caso do meu protesto aposto que teria muitos 'seguidores'
Arthur Galesi Tallach nº03 2ºano A
ResponderExcluirGostei muito da atitude do Felipe, acho que ele foi muito feliz ao fazer o protesto, demonstrando coragem e acima de tudo personalidade, tendo imaginação ao criar isso.
Acho que não faria um protesto sobre algo que não gosto, primeiro porque não sou bom nisso e segundo porque não sou uma daquelas pessoas que "tomam" a frente e acabam se expondo à comunidade de uma forma em que na maioria dos casos de protesto público ou virtual é desnecessário.
Se eu fizesse um protesto seria em prol de que o governo se responsabilizasse pelos moradores de rua que não tem as condições básicas de sobrevivência, fazendo passeatas, publicando em jornais e revistas, mobilizando a mídia de modo geral, até que o governo tomasse alguma atitude.
Pedro Henrique B. Almeida nº37 2ºB
ResponderExcluirAchei bem legal a ideia dele de querer protestar contra internet, sociedade e etc, porém achei rui a forma que ele escolheu de fazer o protesto, polui muito a cidade visualmente. Se fosse para eu fazer um protesto, eu faria contra a politica e a sociedade, porém encontraria outras formas de faze-lo.
Kaique Miranda Nº24 - 2ºano A
ResponderExcluirO Felipe conseguiu se expressar muito bem, fazendo um protesto sobre algo que não gosta.
Sim, faria um protesto, pois não devemos nos calar diante de uma atitude da qual não aprovamos.
Na verdade, nós protestamos todas as vezes que não gostamos ou não aceitamos algo, dizendo isso a alguém, podendo ser até mesmo em uma conversa informal, entre amigos.
Eu organizaria um protesto ao sistema educacional do nosso país, e o faria, me juntando a todos aqueles que partilham do mesmo pensamento que eu, me dirigindo aos órgãos competentes e apresentando minhas propostas, mas sempre de forma pacífica e correta.
Nome: Lorena P. Ferreira Série: 2°B N° 28
ResponderExcluirA atitude do Felipe é bem divertida, gostei bastante, pois colocando adesivos em postes ele consegue mostrar as frustrações vividas do real para o virtual e do virtual para o real (na opinião dele), ou seja , que essa "vida dupla" nos modifica , as vezes somos o que não somos , mas o que gostariamos de ser .Faria sim um
protesto e tentaria ser bem criativa (como ele) para chamar a atenção de outras pessoas .Meu protesto seria em prol de acabar com o chamado lixo humano e a diferença social explícita, tentaria reunir um grande número de pessoas para fazer pesquisas sobre a vida de cada classe social e dessa comparar e chegar a uma proposta a ser mostrada para Dilma.
Sarah Winand nº:42 - 2ºC.
ResponderExcluirEu achei muito interessante e inovador. O Felipe teve a iniciativa que falta muito nos brasileiros. Apesar de achar que existam questões muito mais importantes que nós deixamos de nos mobilizar contra, e que continuam acontecendo, questões muito maiores do que a internet. Eu faria. Atraves da organização de passeatas ou algo do tipo.
guilherme oliveira pessini 2°C N°26
ResponderExcluireu achei a atitude do felipe muito criativa, pois fazer protestos em postes é uma atitude totalmente nova, mas no mundo corrido em que nos vivemos boa parte da população não tem tempo para olhar a sua volta e ver esse tipo de trabalho.
concerteza eu faria um protesto contra algo que eu não gosto pois, acho muito importante lutarmos por aquilo que defendemos.
eu criaria um protesto contra a corrupção que vemos em nosso pais pois é totalmente inadimissivel um politico ganhar mais de 20 mil reais por mes e um professor ganhar apenas 1500 reais ou menos, eu faria o protesto em brasilia na frente do congresso e chamaria todas as pessoas que apoiassem as minhas ideias.
Lucas Mateo Pereira 26/2°A
ResponderExcluirGostei e apoio a atitude de Felipe,e acho que ele teve muita coragem,criatividade e criatividade,o que foi fundamental.Faria um protesto de algo que não se fosse para um bem comum,que não fuja dos meus princípios e que não seja por uma causa pessoal. Se eu fizesse um proteste seria em contra a lei de cotas nas universidades,mas certamente não faria do mesmo modo que o Felipe,usaria a internet,pois
*atualmente é o meio de comunicação com mais alcance.
Marina de M. Ishikawa Nº33 2ºano B
ResponderExcluirEu achei a atitude do Felipe muito legal, pois além de ter tido a iniciativa ainda por cima, foi de uma forma extremamente criativa. E particularmente dizendo, não sei se eu faria um real protesto sobre algo que eu não gosto. Mas acredito que se eu fosse fazê-lo, eu faria protestando sobre o preconceito das pessoas para com o mundo Otaku, e como é praticamente clássico entre os Otakus e Otomes um modo de fazê-lo seria através do cosplay.
Gabriela Fazzi Weindler 2ºC nº22
ResponderExcluirAchei a atitude de Felipe Tofani bem criativa e inovadora, pois é uma forma totalmente diferente dos protestos que estamos habituados a ver. Ele faz uma crítica às tecnologias do mundo moderno, de modo que nos faz refletir sobre o nosso comportamento na internet(computadores).
Eu faria sim um protesto, sobre algo que não gosto, juntando várias pessoas com o mesmo objetivo que eu. Se eu fosse fazer um protesto seria em prol da educação e da política do nosso país, pois ambas, em minha opinião estão deixando muito a desejar, possuindo pouco apoio do estado.
Mariah Sprotte. n° 30 2° ano A
ResponderExcluirFelipe teve uma atitude muito inteligente e ousada, mesmo que em minha opinião, não cause tanta influencia nas pessoas. Todas as frases criadas pelo mesmo e colocadas nos adesivos são exatamente o que todos pensamos, mas não dizemos. Vendo por esse lado, aprovo o trabalho do artista e espero que se torne algo maior e com mais ênfase na sociedade. Mas, não é possível descartar o fato de que muitos cidadãos passaram ao lado dos adesivos sem ao menos refletirem sobre suas mensagens e continuarem com a sua própria opinião quando o assunto é o mundo da internet, como também existiram aqueles que entenderam as mensagens de forma a serem refletidas.
Contudo, se eu viesse a realizar um protesto, acredito que ele não seria feito apenas baseado em algo que eu não goste, e sim algo que esteja ao olhar reprovado de outras pessoas além de mim. A internet e outras tecnologias se tornaram o dia-a-dia do mundo inteiro, sendo assim, geraram e ainda geram muitas discussões, por isso eu as protestaria.
Marcos Paulo S. Sant'ana/ Número: 32/ 2º B
ResponderExcluirA atitude de Felipe deveria servir de exemplo para milhares de pessoas que querem fazer um protesto sobre algo que esta acontecendo no mundo moderno. De certo ela é um tanto ousada, visto que faz críticas em papeizinhos espalhados pelos postes da cidade, algo um tanto inovador; fazendo críticas de uma maneira pacífica. Embora em minha opinião isso não resolva grandes “coisas".
Sinceramente não faria protestos contra algo que não gosto, acho interessante a ideia, mas na minha visão não iria mudar os problemas da sociedade. Mas se fosse fazer um protesto, abordaria questões da precariedade da nossa educação e saúde.
Nome:Giulliano Gallafrio Ferrari numero:24 2ºc
ResponderExcluirConsidero que a atitude de Felipe foi inovadora porem muito pouco efetiva pela falta de argumentos presentes em cada cartão.
Se fosse fazer um protesto seria contar a forma que as pessoas elegem seus candidatos afinal dessa forma também poderia afetar grandes problemas na sociedade como os impostos exorbitantes ,a educação e o descaso com nosso meio ambiente.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDaniel A. F. Pellegrini nº9 2A
ResponderExcluirAchei a atitude do Felipe em relação ao protesto dos meios de comunicação da internet bem criativa, pois ele o fez de uma maneira passiva e acessível a muitas pessoas.
Eu faria sim um protesto por alguma coisa de que não gosto. Tenho esse direito. Eu faria um protesto a prol das pessoas que não tem algo para comer, que é um reflexo da desigualdade social. Faria isso saindo nas ruas e doando alimento para esses menos favorecidos.
Caroline Galle de Oliveira n 05 2B
ResponderExcluirAchei a atitude do Felipe muito interessante porque ele não teve vergonha nem medo de mostrar o que pensa a muitas pessoas, e eu acho que isso é realmente importante atualmente.
Eu faria protestos contra o senso comum. Hoje em dia as pessoas se acomodaram nele. Elas não tem tempo se quer para pensar na sua própria opinião. Eu diria a população que eles precisam formar sua própria opinião, se informar mais, escutar mais aos outros e esquecer um pouco de épocas passadas onde havia outro modo de pensar e outras atitudes, pediria também que fossem menos influenciáveis e que nao tivessem medo ou vergonha de expôr sua opinião e suas ideias.
Juliane Dantas Belchior Nº31 2ºC
ResponderExcluirA atitude de Felipe é muito interessante, ele foi muito criativo, inovador e original. Apesar de eu não achar que esta seja a melhor forma de se fazer um protesto, pois não sei se eu pararia para ler uma frase em um poste. Mas as frases são muito boas, e dizem exatamente o que pensamos e não falamos.
Se eu não gostasse de algo, eu poderia fazer um protesto, de preferência pacífico. Como a Lais Stanich citou, eu poderia também fazer um protesto relacionado a 'falhas' nas nossas leis, que muitas vezes são injustas colocando inocentes na cadeia, e criminosos soltos.
Nome: Letícia Oliveira – 27º - 2º B
ResponderExcluirGostei muito da atitude de Felipe, foi algo novo, interessante, e que faz agente refletir sobre o mundo e suas tecnologias, o que mais chamou atenção foi a criatividade de utilizar de um meio publico, saiu de um meio tão fácil que é a internet, para se expressar de forma tão sincera, . Gostaria de fazer um protesto, lógico que pacífico, para expressar minha opinião. Acho que seria em prol da liberdade de expressão, que é algo que todos falam que o pais tem, e que todos respeitam , mas que toda hora vejo repressões violentas em diversos manifestos, talvez eu fosse atrás de autoridades políticas, junto com um grupo ficar em silencio, mas não tenho nenhuma idéia formada
Victória Marques Conde Sauwen nº 42 2º A
ResponderExcluirAchei a atitude de Felipe muito inovadora e atraente, além de ser super original. Ele achou
uma ótima fonte de expressão para conseguir transmitir suas opiniões em relação a internet e seus programas. Eu além de ter achado super legal e interessante penso como ele, e com certeza compraria uma de suas camisetas demonstrativas.
Eu gostaria muito de fazer um protesto, além disso, apoiaria totalmente o protesto feito pelo Felipe, e a maneira que ele achou para se expressar. Se eu fosse fazer outro protesto faria em relação ao mau trato aos animais, sendo eles domésticos ou não. Talvez colocasse fotos apelativas em transportes públicos e faria algumas passeatas para emocionar e influenciar as pessoas a ajudarem ou apenas não maltratarem seres que não fazem mau a ninguém.
Mayara Costa Silva Nº36 2ºanoB
ResponderExcluirApoio a atitude de Felipe, pois ele teve a iniciativa de mostrar as pessoas sua opinião com relação à tecnologia, criticando o mundo moderno através de um protesto, ele teve uma iniciativa que hoje ninguém tem, as pessoas tem medo de demonstrar o que pensam e apenas aceitam.
Eu faria um protesto sobre algo ao qual eu não concordo, acho que seria uma maneira de demonstrar que estamos interessados com o rumo que as decisões que os políticos estão fazendo estão nos levando. Se organizasse um protesto ele seria em prol a política e educação, pois os políticos não querem saber de ajudar ou cuidar da população, estão mais interessados em ganhar ou roubar dinheiro das pessoas, a educação hoje é tão necessária, mas nem todos têm acesso a ela, e muitos que tem são de má qualidade, o que não é certo de maneira alguma se é tão exigida para que se tenha um futuro adequado.
Faria um protesto pacífico, juntaria um grade numero de pessoas que defendessem a mesma causa, e juntos expressaríamos nossas idéias pelos meios de comunicação mais acessados hoje.
Felipe Gato 2C numero 19
ResponderExcluirEu achei a atitude do Felipe bem interessante, e inovadora,expondo as suas críticas a forma q se retrata a sociedade em relação a internet, e eu aprovo a sua forma de expressão.
Eu faria um protesto sim, não sobra algo que eu não goste, mas também sobre algo que eu julge injusto.
Acho q o que mais se precisa protestar nos dias de hoje é o fato das pessoas quase não protestarem,essa omissão é uma das coisas mais preocupantes no meu ponto de viste sobre os dias de hoje
Camila Miyuki Saito Gomes Silva nº10 2ºC
ResponderExcluirO Felipe Tofani conseguiu desenvolver uma maneira bem criativa e inovadora de protesto, ao invés de simplesmente criticar algo em sua casa por meio da internet, ele tomou uma providencia em relação a isso e foi as ruas defender seus ideais por meio dos adesivos que ele cola nos postes e isso faz com que seu protesto esteja acessível às pessoas de todas as classes sociais.
Eu faria um protesto com certeza, existem várias coisas com as quais não concordo, um exemplo delas é o aumento do preço da passagem dos ônibus,ela vem crescendo gradativamente e sem nenhuma explicação aparente. Houve uma época em que ela era inferior a dois reais, porém hoje existem ônibus que são quatro reais, ou seja teve o seu valor duplicado. Pode parecer algo insignificante, mas isso é uma das maneira pelas quais somos explorados pelo governo, e mesmo assim ninguém faz nada a respeito. Esse protesto seria em prol da população brasileira, de todos aqueles que necessitam desse meio de transporte para se locomover.
Giovanna Scudeler Murae nº 16 , 2ºA
ResponderExcluirAchei a atitude de Felipe muito interessante, pois ele tem uma crítica a fazer contra a sociedade virtual; Felipe tenta transmitir isso as outras pessoas de uma forma prática, que querendo ou não ele irá a conseguir que muitas pessoas vejam seu protesto.
Se eu não gosto, ou não sou a favor de algo não faria nenhum protesto, pois só fazemos um movimento quando defendemos ou somos a favor de algo. Difícil falar sobre algum prol que eu possivelmente faria, mas eu criaria um prol contra o governo de Brasília, contra os políticos que não fazem o minímo do seu trabalho, juntaria muitas pessoas que compartilhassem da mesma opinião que eu para fazer paralizações nas principais vias das cidades, usaria a internet, graffitis e adesivos como o do Felipe para divulgar, e assim tentar juntar o maior número de pessoas para o protesto.
Thais Taue F. P. Nº43
ResponderExcluir2º Ano C
Eu achei uma ótima ideia, e foi muito interessante o jeito que ele encontrou pra passar seus pensamentos e fazer seu protesto de uma forma bem criativa e acessível a todos, nunca teria pensado nisso.
Sim, eu faria um protesto contra algo que eu não gosto, afinal tenho esse direito de falar e mostrar o que eu penso. Um exemplo poderia ser os buracos na rua, pagamos impostos para que o governo arrume, mas sempre tem enormes buracos nas estradas, acho que muitas pessoas concordam que isso atrapalha. Se eu fosse fazer um protesto seria de uma forma pacifica, talvez falando com a prefeitura e fazendo uma passeata.
Matheus Meirelles Morais Nº 38
ResponderExcluir2º Ano C
Felipe expressou sua indignação com essa situação de uma maneira muito saudável, diferente de muitas pessoas que para protestar, quebram coisas, xingam, enfim, divulgam a violência, ele se mostrou inteligente e engraçado. Colocou na rua algo de inovador, trazendo a parte tecnologica do mundo da internet para as ruas onde as pessoas dificilmente param para ler, porém, esse trabalho chama atenção. Não faria algo do tipo até porque não tenho tempo nem dinheiro para investir no momento, mas se tivesse, protestaria contra o voto obrigatório no Brasil, o que acaba influenciando as pessoas e colocando no poder pessoas que não merecem, por pura obrigação (grande exemplo, Tiririca). Faria campanhas nas redes sociais, local onde é mais facil de divulgar.
Caio Henrique Nº07 2ºano A
ResponderExcluirEu gostei muito da ideia do Felipe pois a critica que ele faz é muito interessante porque a maioria dos jovens do mundo de hoje baseiam suas vidas e seus amigos na internet e nas redes sociais.
Colar seus adesivos em postes na rua foi uma ideia muito criativa porque assim ele consegue expor suas ideias pra todos os tipos de pessoas, as que apoiam sua ideia e para as que são contra.
Se houvesse alguma coisa que eu não gostasse na sociedade eu com certeza faria um protesto pois é a melhor forma de expor suas ideias para o publico e de convencimento para as pessoas.
Caio Marques 2ºc nº8
ResponderExcluirAchei uma bela atitude o protesto de Felipe, levando em consideração que existem muitas pessoas, que não são o que realmente são na internet.Sim faria um protesto do governo brasileiro em relação o que a constituição prevê de que nós temos diversos direitos e não podemos usufluir-los.Este protesto seria de forma pacífica podendo ser em pontos principais de todos os estados brasileiros em suas capitais abrangindo diretamente o epcentro do governo.
Nome: Caroline Costa Gaspar Nº8 2ºSérieA
ResponderExcluirO protesto de Felipe é bom, pois ele está defendendo seus interesses (por ter sofrido uma desilusão amorosa que a fez enxergar algo que o desagradava). Ele estava certo de protestar sobre algo que ele acha ser certo, no entanto o seu objetivo é pessoal, o que não beneficiaria a todos. Se bem usada, a internet é um excelente meio de comunicação entre outros, por isso acho que o que faltou a ele, foi ter usado melhor a internet, pois todo mundo sabe (ou deveria saber) os perigos da internet. Enfim, apesar de ser uma forma que em minha opinião talvez não produzisse impacto nas pessoas e, além disso, sujasse a cidade foi um modo legal de manifestar suas indignações.
Se eu fosse fazer um protesto seria algo para beneficiar um grande número de pessoas de forma geral, pelo bem comum. Por exemplo, protestaria contra o bullying, a pedofilia, entre outros, ou seja, coisas que atingi várias pessoas, por ser algo ruim.
Victor Gomes Ferreira n°42 2°Ano B
ResponderExcluirEu achei muito interessante o protesto de Felipe, por demonstrar seus pensamentos através de adesivos pela cidade, defendendo suas ideias, em busca de uma reflexão de toda sociedade.
Dependendo do caso, eu até que criaria um protesto por algo que eu não gosto, desde que isso seja realmente necessário. Um exemplo de protesto que eu faria seria pelo bem da saúde no país, pensando em um modo pacífico de transmitir minha ideia; aumentar a educação em todos estados brasileiros ou até mesmo lutar contra o bullying, uma coisa que vem atingindo diversas pessoas de diversos lugares.
PS.: Professor, infelizmente deixei o trabalho para fazer no dia 19, porém não consegui postar meu comentário, só hoje, com ajuda de um amigo, consegui enviar. Espero que compreenda.
Matheus Câmara 2ºC nº36
ResponderExcluirA critica é feita de maneira direta,achei muito interesante,pois ele usa argumentos que facilitam o entendimento,ele critica o mundo moderno,internet,tecnologia,que hoje em dia é fundamental em nossas vidas,porém muito perigosa as vezes,mas oque Felipe nao comento é que o mundo moderno tem mais beneficios do que malefícios,por exemplo,oque seria de nos sem a internet ? nao há como.Por isso existe
um argumento de defesa.
Eu particulamente nunca faria um protesto,pois acho que nao leva a nada.