domingo, 18 de maio de 2014

Trabalho p/ os alunos dos 2º anos do Ensino Médio - COC 2014

A Choque Cultural não é apenas um projeto de galeria comercial, envolve também educação e compromisso sócio-cultural. A sua principal missão é aproximar o público jovem das artes plásticas, incentivando o colecionismo, produzindo conhecimento e promovendo intercâmbios.


Entre no Link abaixo e conheça o "Projeto Choque" que é o objetivo da Galeria Choque Cultural, faça uma visita ao site da galeria e responda:
Vc já conhecia uma galeria de arte?
O que vc achou desta galeria?
E dos artistas e obras que eles promovem?
Qual a sua opinião sobre a Street Art - arte urbana?
http://www.choquecultural.com.br/
Não esquece de colocar no comentário o seu nome completo e a série.
Os comentários devem ser postados neste BLOG e não na página da galeria.
Para composição da nota só serão válidos os comentários postados até o dia 08 de Junho.
Bom trabalho...

79 comentários:

  1. Já visitei exposições de arte, porém não galerias, onde geralmente há a exposição e a comercialização das peças expostas. A Galeria Choque Cultura é muito interessante pois, além de apresentar o espaço físico em Pinheiros, também conta com o projeto de mostra virtual, aderindo ao a cultura digital atual. O foco do projeto é a Street Art, ou seja, a maneira que alguns artistas contemporâneos descobriram de se expressar. Esses artistas buscam inspiração na essência das cidades e dando suas perspectivas sobre, através do Grafite, tão comum nas nossas ruas, Flash Mobs e obras baseadas e propagandas publicitárias entre outros, tornando esse tipo de manifestação cultural de suma importância para entendermos a sociedade do nosso tempo, as relações interpessoais, ou até servir de escape do "caos" das grandes cidades. No site da Galeria, temos vários exemplos. Os que mais me chamaram atenção foram os trabalhos do Stephan Doitschinoff e Rafael Silveira; o primeiro explora bastante o sentido das palavras, abordando assuntos como religião em suas obras e o segundo mistura elementos da cultura pop, erudita e underground, tornando cada obra "um portal para uma dimensão paralela" que o artista cria para mexer com suas percepções e perspectivas.

    Maria Luísa Tinôco - nº31 - 2ºA

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a galeria de arte choque cultural ,achei muito interessante as propostas dos artistas.rapidamente o que mais me surpreendeu foi znori com suas ideias de humanizar madeiras ,ossos e chifres pintando e modelando ate se tornar um objeto com caracteristicas de seres humanos.acho legal a ideia de arte urbana,Tec é um exemplo de artista que de tanto viajar resolveu mover buenos aires para sao paulo atraves de obras anonimas de rua .

    GUSTAVO GAZOTTO SERRA 19
    2 ano B

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui em nenhuma galeria de arte, mas ao ver um pouco dessa galeria choque cultural fiquei com vontade de conhecer. Essa galeria me deu um ar de livre e espontaneidade e criatividade dos artistas nas suas obras Achei interessante as obras de Daniel Melim que se refere a antigos clichês da publicidade, e seu trabalho não busca ser limpo e organizado.Interessei também pelas obras de Jaca que são obras muito coloridas e eu já conhecia algumas delas. A Street Art é uma forma de artistas urbanistas ''desenharem'' a cidade expressando os seus sentimentos através de grafites. É muito bom essas galerias que mostram esses tipos artistas,mas que são muitos, porém alguns usam seu dom de forma ilegal, como pichando paredes e se arriscando subindo em muros.
    Letícia Ruel de Oliveira - nº27 - 2ª C

    ResponderExcluir
  4. Apesar de achar muito interessante, nunca consegui visitar galerias de arte, devido muitas vezes à distância ou à falta de tempo. O interessante sobre o projeto do Choque Cultural é não apenas a grande variedade de obras, mas também a fácil acessibilidade que o público pode ter ao vê-las sem precisar sair de casa e, se puderem, terem também a oportunidade de visitar um espaço físico. O estilo não tão reconhecido por muitos conservadores, a Street Art, ou "grafite", ganha grande destaque nessas exposições, o que pode atrair muitos jovens, não apenas como espectadores, mas também como "fazedores" de arte. As formas e cores estão sempre presentes, e artistas como Bijari, que chamou-me a atenção, representa a cidade e seus elementos em muitas de suas obras. Sua arte é complexa, porem seu visual urbano é simples e atrai por dar outro olhar a objetos do dia-a-dia das pessoas, como em sua obra "Carro Verde".

    Carolina Augusta Romão de Brito 12
    2° A

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu já conhecia uma galeria de arte; achei esta particularmente muito interessante, a proposta de apresentar artistas contemporâneos novos, visando promover a Street Art que muitas vezes é desvalorizada muito boa. Os artistas possuem ideias muito boas, gostei bastante do artista Daniel Melim, que usa a própria art pop e os anúncios publicitários para criticar o fato destes venderem um mundo consumista feliz.
    A Street Art - arte urbana deveria ser mais reconhecida, muitas vezes o fato delas utilizarem espaços publicos e comumente inusitados, fazem com que as mesmas sejam consideradas mero vandalismo e isso está errado. Deveriam existir mais veículos voltados para esse tipo de arte e os jovens deveriam ser incentivados a fazê-la e apreciá-la.

    Milena Espinosa Teixeira nº 34 2ºA

    ResponderExcluir
  7. Não nunca conheci nenhuma galeria de arte, eu achei esta galeria bem moderna seguindo os conceitos de hoje e os padrões que a sociedade impôs ao nosso dia a dia, eu constei do Jaca onde ele faz quadros que são desenhos usando varias vezes formas geométricas. A Street Art é basicamente uma arte feita no meio urbano como rua, calçadas, prédios, um "tipo" de street art bem conhecido é o grafite muitas vezes este tipo de arte e vista como um tipo de vandalismo ou destruição de algum patrimônio.
    Pedro Moreno Villatoro Requena 2B n-34

    ResponderExcluir
  8. Já fui em muitas galerias e exposições, dentro e fora do Brasil. A Galeria "Choque Cultural" traz muitas obras interessantes e, algumas, intrigantes, de artistas diferentes. Gostei muito da ideia, principalmente do nome que escolheram, muito interessante e desperta interesse. Os artistas selecionados, além de conseguir nos intrigar e nos fazer pensar e discutir sobre sua obra, fazem isso de um jeito próprio e muito criativo.
    A arte urbana muitas vezes pode ser considerada, não apenas por pessoas mais velhas mas também por jovens, como uma forma de expressão ruim, que suja a cidade. Na minha opinião, desde que feita com permissão e bem feita, como as da galeria em questão, deixam a cidade mais bela, com cor, e despertam interesse e criatividade em quem depara com elas.

    Nome: Paloma Martins Gomes Nº 36 2ºC

    ResponderExcluir
  9. Felizmente tive a oportunidade de conhecer vários museus, que ao olhar, não há limite para as obras. A galeria "Choque Cultural" me despertou um olhar curioso devido as obras na qual expressam "feitos" cotidianos. Portanto, esses artista acabam utilizando traços, técnicas ou até mesmo as palavras para transmitir algo no qual, deixa cada vez mais o espectador curioso pelo histórico da obra.
    A "Bijari" e a "Tec" são duas obras que expressam mas contemporaneidade, ou seja, ambas representam a arte urbana, através da criatividade de enfeitar um local onde haja muito movimento social. É importante ressaltar que a arte urbanas está cada vez mais sendo valorizada, devido as péssimas críticas, cujo a intenção era criar uma barreira entre o que é "pichar" e o que é "arte".

    Luthnay Lincoln N°32 2°C

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Nunca visitei galerias de arte, contudo esta mostra-me que não sairia arrependido após conhecer, principalmente, as que abrangem temas contemporâneos. Expressar críticas, sugestões ou elogios para com situações cotidianas, seja de forma cômica ou reflexiva, é um dos principais meios de manter seus apreciadores longínquos da alienação por meio do entretenimento. Oriunda da arte visual, esta forma de expressão possui a capacidade de persuadir até mesmo os mais distantes do ceticismo, utilizando-se da atração sensorial, já que a estética de longos textos, por exemplo, não permite que estes sejam instruídos a fazer o mesmo. No caso das obras de Daniel Melim, a inclusão de traços desprovidos de beleza acrescentam o poder de atrair a atenção de muitos, sendo que a princípio o desprezo será preponderante na opinião da maioria, sentimento este que será possivelmente posposto após a compreensão dos objetivos do criador. Talvez, atualmente, a Street Art seja a melhor forma de propagar este tipo de arte, pois o suporte cujo qual será exposto permite a apreciação de todos, analisando o fato de que muitos alegam não visitar galerias de arte, assim como eu, devido à falta de acessibilidade (o que inclui escassez de tempo e distâncias significativas). Há muitos artistas dispostos a expor suas obras nas ruas, o que contribui com o embelezamento das mesmas, substituindo as diversas formas de pichação que agravam a depreciação de nosso ambiente.

    Matheus Alves Ivanaga nº32 2ºA

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente nunca tive a oportunidade de conhecer e ir a uma galeria de arte. A Galeria Choque Cultural promove para nós um olhar apurado, pois, demonstra a arte urbana (street art, grafite etc.), uma arte, que no meu ver, deveria constar mais em nosso cotidiano, pois ainda é muito mal vista por muitas pessoas. Essa arte é um atrativo para jovens e assim, prosseguirá em contato com outros tipos de arte. Além da vivacidade dada para uma cidade, muro ou qualquer outro lugar, a street art é muito mais que uma arte, é um revelar de sentimentos e angustias de um cidadão, creio que a street art é a cor que falta no concreto. A galeria parece ser muito interessante e com certeza quando tiver a oportunidade de visita-la, irei. As obras de Rafael Silveira e do Jaca são incríveis, com cores vibrantes e que chamam muito a atenção, conseguem transcender seus sentimentos e vibrações de forma cativante.
    Beatriz Macedo Souza nº07 2ºB

    ResponderExcluir
  13. Bernardo Cruz de Souza 2ºc
    Já fui duas vezes à bienal de artes, onde presenciei uma imensidade de culturas opostas convivendo junto e admirando as obras.
    As galerias de artes me agradam devido a ambientação dos lugares e das pessoas que estão lá.
    Entre as artes que eu vi, havia muitas que me cativaram apenas o nome ou apenas a arte e algumas me cativaram por completa.
    A arte de rua é sem duvida umas das que mais me chamam a atenção, pois é uma arte sem um contexto que prendem o artista, apenas precisa estar nas ruas. Há uma liberdade muito maior para o artista, o deixando dar seu melhor e exercer os 100% da sua criatividade.

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca havia ido pessoalmente a uma galeria de arte, porém já havia visto fotos, programas de tv e reportagens sobre elas.
    A galeria possui um espaço muito bem usado, incentiva o interesse em conhecer outras obras e suas histórias que fazem parte da nossa cultura
    As idéias expressadas pelos artistas principalmente por: Bijari que inclusive eu já ví um de seus carros e Stephan doitschinoff que realidade de uma forma bem clara quando ele apresenta uma obra de nome O Mundo.
    Achei muito boa e realmente fiquei com vontade de conhecer uma exposição, seus temas retratados são bem exóticos e tudo chama a atenção deis da entrada até a saída, realmente um lugar muito bem elaborado e montado.
    Nome:Luis Henrique Garcia Gonçalves número:29 série:2A

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca conheci uma galeria de artes, achei muito interessante essa galeria porque nos permite conhecer varias obras e tirarmos um conceito sobre elas, em que muitos estão presentes no nosso dia a dia, relembrando fatos do nosso cotidiano. Achei interessante e criativo a obra do artista Tec por me relembra ilustrações da sociedade, e uma certa "bangunça" o que relembra um aspecto muito urbanizado, com o seu estilo gráfico,pictórico e imagético. Já no artista Daniel Merlim, vende as suas obras como um feliz de consumo, o que cria a sua estética desconfigurada e desfocada com seu grande toque criativo, mostrando que o sujo, o desorganizado, o inacabado acabam ganhando uma grande aparência, para quem se vê, se, esquecer de retratar os efeitos do cotidiano. Acredito que a Street art (arte urbana) é a que me chama mais a atenção, pois sua forma de se expressar me mostra a liberdade, e o sentimentos, idéias que muitas pessoas querem passar, no meio daquele cotidiano, daquela urbanização ao seu redor e cada obra tem a sua autenticidade própria, em que cada uma expressa coisas diferentes, únicas, dependendo da percepção de quem a vê.
    Giovanna Bertoni - 13 - 2ºC

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca visitei uma galeria de arte, após ver essa galeria choque cultural percebi que é muito interessante e que vale a pena. A galeria choque cultural me chamou atenção por causa da diversidade de obras, conteúdo e pensamentos e também pela opção de " visita virtual ". Os artistas que mais me atraíram foram Rafael Silveira, que rompe as diferenças e barreiras entre erudito e o popular e Znort que elabora materiais especiais (humaniza madeiras, ossos, chifres ). A street art na minha opinião é uma forma de dar espaço aos grafites que não são muito conhecidos e também chamar atenção das pessoas principalmente os jovens, mostrando os pensamentos muitas vezes.
    Karina Mendes n ° 26 2 ° A

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia nenhuma galeria de arte, no entanto achei a Galeria Choque Cultural muito interessante e criativa e adoraria visitá-la algum dia. Gostei dos artistas e do modo como suas obras expressam o estilo Street Art que embora já tenha sido muito criticado, é bem legal e ajuda a avivar certas áreas da cidade, além de ser interessante e moderno.

    Nome: Roberto M. J. P. Romano
    Nº: 37
    2º A

    ResponderExcluir
  18. A arte é de muita importância para expressar os sentimentos e as reflexões sobre a vida. Talvez a palavra seja libertar. Libertar o que está preso em nossa mente e o que está guardado no coração, acordar-nos para a realidade de forma descontraída, incentivar críticas e abrir a mente para os diversos temas cuja arte debate, unindo pensamentos, pessoas.
    Ao olhar para um quadro me deparo com sentimentos e emoções de artistas, os quais mostram-me as suas visões de mundo. Incríveis visões de mundo. O interessante é a forma como criticam as coisas corriqueiras da vida, o choque que passam, o jeito que a crítica é elaborada e efetivada, concluindo assim, que cada artista possui um modo de mexer com quem vê arte. Por exemplo, Rafael Silveira, o qual usa aspectos de retratos clássicos confundindo-se com suas críticas e aspectos contemporâneos como as caveiras (elemento pesado para ser misturado á um "retrato" clássico).
    A melhor oportunidade que pude ter, em relação á presenciar a arte, foi ir á fotobienal 2013 e ver de perto várias visões de mundo magníficas. Fotos que retratavam desde miséria até natureza. A arte misturada com elementos do mundo tecnológico, hoje por nós vivido, é muito empolgante. Por exemplo, pude ir á uma pequena exposição de arte contemporânea e participar da obra, ser um elemento do artista, interagir. E deve ser exatamente isso que o Choque Cultural está tentando passar para quem aprecia ou não a arte.
    Outro aspecto interessante das obras apresentadas na galeria do Choque Cultural é a abordagem da Street Art, a qual mostra o verdadeiro cotidiano de quem vive em um lugar urbano. Um dos artistas que representa muito bem esse aspecto é o Daniel Melim, inclusive é possível observar uma de suas obras que retratam garotas na Avenida Prestes Maia, Centro de São Paulo, perto á estação da luz. A obra está simplesmente pintada na lateral de um prédio.
    Observar arte é muito interessante e estar em contato com ela é uma oportunidade muito tentadora, pois um ponto de vista estará ligado ao outro provocando choques de opiniões, unindo cada vez mais as pessoas, dando forma ao mundo.

    Nome: Isly Kesiah
    Nº 25
    2ºA

    ResponderExcluir
  19. Nunca havia visitado uma galeria de arte, mas após ver a Galeria Choque Cultural gostei muito e percebi que a arte está em toda parte, tanto em galerias, quanto nas ruas. Os artistas e suas obras permitem uma relação muito forte com quem observa a arte, aproximando cada vez mais as pessoas, principalmente jovens. Os artistas que mais chamaram minha atenção foram Daniel Melim, que por meio de suas obras critica o mundo consumista, e Bijari, que traz a realidade para fora das telas, utilizando objetos simples para criar uma obra. Acho que a Street-Art deveria ser mais reconhecida e mais apreciada pelo público, que algumas vezes discrimina esse tipo de arte por acharem que seja pichação.

    Beatriz Iecks
    Nº 08 2ºA

    ResponderExcluir
  20. Nunca fui a uma galeria de artes, pois nunca houve uma galeria que me interessasse. Eu gostei desta galeria, porque mostra obras com propostas diversas e modernas, coisas que me chamam muita atenção. Os artistas que fizeram essas obras, queriam que você refletisse e analisasse para poder relacionar com os tempos de hoje, na minha opinião. A Street art ou arte de rua é uma arte que muitas vezes é confundida com o vandalismo, o que é um preconceito com essa pessoas que querem mostrar sua arte, e nesses tempos não deveriam ocorrer mais. Eu gosto muito da arte de rua e queria ter a oportunidade de saber e fazer uma arte tão bonita e diferente.

    Beatriz Nokata n05 2 ano C

    ResponderExcluir
  21. Eu nunca visitei uma galeria de arte, apenas visitei museus, mas sempre tive curiosidade de conhecer uma galeria. A Galeria Choque Cultural é muito interessante, principalmente por conta de ter uma galeria virtual, além da galeria "física". Todos os artistas que a galeria expõe tem estilos muito interessantes e obras criativas, porém o que mais me chamou atenção foi Bijari por causa da ideia do coletivo em suas obras. A obra que mais me chamou atenção foi " Carro Verde", porque passa a sensação de que mesmo no mundo urbano a natureza ainda resiste. A Street Art é uma forma de alguns artistas expressarem seus sentimentos através do desenho, é muito interessante e muito detalhista, além de deixar as cidades mais bonitas.

    Sthefany Santos de Castro N 41 2 ano A

    ResponderExcluir
  22. Marcela Rodriguês Costa D'Água nº: 27

    Nunca tive a oportunidade de ir a alguma galeria de arte,lembro de ter ido a um museu com tema indígena e um outro de futebol,mas não a uma galeria.Gostei bastante da galeria Choque Cultural pois ela não foca em apenas um tema ou gênero igual aos museus,pelo contrário,ela visa mostrar obras de arte de diversos gêneros e isso é muito interessante,os artistas possuem uma imaginação grandiosa,uma obra mais bonita que a outra e bastante complexas.A Street Art é uma arte muito bonita,na maioria das vezes ela é usada pelas pessoas para poderem expressar seus sentimentos e opiniões diante de algumas coisas ou fatos,mas infelizmente ela é vista por muitas pessoas como vandalismo ou pichação pois não reconhecem a arte mostrada no desenho feito por esses artistas.

    ResponderExcluir
  23. Nunca tive a oportunidade de conhecer uma galeria de arte, mas tenho conhecimento, já pude ir a exposições e museus. Sobre a galeria Choque Cultural achei bastante interessante por apresentar uma arte contemporânea, no qual pode se dizer que é algo que vemos com frequência em nosso dia a dia, tanto física como virtual, isso me agrada e me deu certa vontade de conhecê-la. Sobre os artistas e suas obras que as promovem posso dizer que Daniel Melim já conhecia, suas obras são bem bacanas, onde expressam suas críticas, Jaca e Bijari, por exemplo, não conhecia mas gostei bastante, são coloridas e “diferentes”, talvez causando intriga no que está expressado. Minha opinião sobre a Street Art é bem positiva, acho legal a forma em que os artistas expressam suas ideias as transformando em arte.

    Victória Luiza Cereja n° 42 2° C

    ResponderExcluir
  24. Nunca visitei galerias de arte, porém, posso afirmar que após visitar o site indicado, um certo interesse em as conhecer melhor surgiu. Gostei bastante da galeria apresentada pois a mesma permite que todo e qualquer tipo de público possa apreciá-la. É muito importante que as pessoas tenham contato com algum tipo de arte para perceberem que existem diversas formas de enxergar fatos cotidianos e que não se deve ficar alienado com apenas um ponto de vista, e pude sentir que a galeria Choque Cultural promoveu isso. Dentro da arte, por ser uma forma de expressar sentimentos e opiniões, há várias contradições e formas diferentes de mostrar algo, e é justamente isso que chama atenção nessa galeria, que apresenta artistas com estilos diferentes que conquistam o público. Todos os artistas apresentados conseguiram chamar minha atenção, cada um de um jeito. Particularmente, Bijari foi quem mais gostei pelo fato de suas obras interagirem com as pessoas, além de serem belas. As pinturas de Daniel Melim também conseguem atingir o público por apresentarem caráter crítico ao consumo e traços próprios.
    Quanto à Street Art (muitas vezes confundida com o vandalismo), quando autorizada, é uma forma muito bacana de embelezar a cidade e em algumas ocasiões, até inspirar e conscientizar os cidadãos.

    Carla Santana de Faria, número 11, 2º ano A

    ResponderExcluir
  25. Ja visitei exposições de artes, mas nunca fui em galerias, A galeria choque-cultura é projeto de mostra virtual, aderindo ao a cultura digital atual. Cujo o foco do projeto principal e a Street Art, que é nada mais nada menos que a arte urbana, expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se da manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo. Achei interessante as obras apresentadas, mostram um lado real daquilo que se apresenta, a street art apesar de ser vista como vandalismo por muitas pessoas com o uso do grafiti, pretende mostrar a realidade do país ou de algo.
    Victor Hugo Silva de Souza 2°C N:40

    ResponderExcluir
  26. Infelizmente nunca fui em uma galeria de arte, mas sempre tive a curiosidade de ir em uma. A Galeria Choque Cultural é muito interessante e chamativa, por suas obras bem coloridas, diversas e modernas. Os artistas que compõem a galeria me chamaram muito a atenção, por promover a Street Art, ou arte de rua, que ao me ver, deveria ser mais valorizada por todos. Mostram claramente os seus sentimentos, achei incrível, principalmente as obras de Daniel Melim que se referem as antigos cliclês da publicidade, é usado também em sua estética o desfocado e desfigurado em uma obra que não é limpa. Retrata bem a cidade de São Paulo onde tudo passa-se muito invisível, e sem importância. Essa fuga do simplismo deveria ser mais valorizada. Assim como todos os outros artistas, dessa galeria e do mundo, pois essa arte é que deixa a cidade mais bonita e não como algumas pessoas pensam, vandalizadas.

    Sophia Pastrelli nº 39 2ºC

    ResponderExcluir
  27. Nunca tive oportunidade de ir em alguma galeria de arte, só em museus e tenho muita vontade de algum dia visitar algum tipo de galeria.A Galeria Choque Cultural é muito interessante, e mostram artes muito modernas que de algum modo nos chamam atenção por ter ideias diferentes.Os artistas dessa galeria são muito talentosos pois nos mostram que tem muita criatividade, sempre com algum tema variado.A Street Art consegue expressar tudo o que o autor quer dizer,inclusive vários sentimentos e deixa a cidade mais viva, mais colorida, o que algumas pessoas não concordam e tem algum preconceito, e acham que é vandalismo.

    Giovanna Maroscia N° 14 2°ano C

    ResponderExcluir
  28. Fui uma unica vez em uma galeria de arte muito interessante em Atibaia ,que mostrava vários tipos de técnicas de pintura que eu nunca tinha visto antes.
    Essa galeria eu achei muito interessante, as obras são muito criativas e despertam o interesse do porque elas foram feitas desse jeito.
    Os artistas são muito bons pelo jeito que eles inspiram as pessoas a ter o 'espirito critico' sobre as obras.
    A Street Art é uma arte que eu admiro porque alem de ser muito bonita ela mostra a opinião do autor sobre a sociedade ou sobre alguma que esta acontecendo.

    Nome:Luiz Henrique N°30 2°C

    ResponderExcluir
  29. Nunca tive oportunidade de conhecer uma galeria, e apesar de não me interessar muito por esse tipo de arte, a galeria choque cultural despertou minha curiosidade por aparentar o projeto virtual e fisico, onde podemos interagir com as obras. Todos os artistas são bons, mas o que mais me interessou foi Bujari, pois ele põe vida em suas obras utilizando matérias muito simples. Sou super a favor do Street art, pois os artistas dessa modalidade são capazes de dar vida e cor as cidades cinzentas.
    Carolina Ribeiro n° 09 2°C

    ResponderExcluir
  30. Nunca visitei galerias de arte, mas confesso que após ter a oportunidade de visitar esse site, um desejo de conhecer a arte contemporânea surgiu. A galeria Choque Cultural consegue despertar a vontade de procurar ou de pelo menos saber do que se trata apenas pelo nome. A sociedade em que vivemos está totalmente confortável a apenas assistir televisão, jogar no computador ou ficar o dia todo no celular, e se esquecem que realmente existe vida "lá fora" e após abrir o site, observar as obras pude confirmar que a arte vai muito além da pintura, ela envolve uma grande história, um tema. Os artistas que fazem parte da galeria me chamaram a atenção simplesmente por expandir o seu tema para todos os tipos de pessoa, de alguma forma, mexem com a cabeça, da uma certa vontade de saber mais sobre a obra e literalmente nos causa um choque .
    Quando se trata de Street Art, muitas pessoas confundem com o vandalismo, mas creio que deveria ser mais divulgada pela mídia, já que não deixa a cidade feia ou causa danos para a sociedade, muito pelo contrário, a Street Art deixa o ambiente mais bonito, mostra a realidade do momento.
    Juliane Barros nº25 - 2ºC

    ResponderExcluir
  31. Mesmo já tendo visitado exposições de arte e museus que tem como foco a disseminação da arte, seja ela através da fotografia, da escultura ou da pintura, nunca fui à uma galeria de fato. Certamente este meio de troca de sentimentos e visões de mundo através da arte visual deve ser, além de belo aos olhos, tocante ao coração. A galeria virtual em questão, Choque Cultural, serve como exemplo disso. Cada obra visualizada é a personificação física das críticas promovidas pelos artistas à sociedade em que vivemos atualmente, cujos interesses supérfluos resumem-se apenas a bens materiais. A galeria serve como um meio de propagar seus pensamentos e, portanto, tentar convencer seus visitantes a questionarem-se sobre a própria posição que exercem não só no seu meio de convívio como também no mundo.
    Para captar a atenção do maior número possível de pessoas, os artistas utilizaram-se de recursos interessantes: a utilização de cores fortes, que sobrepõe a camada cinzenta dos asfaltos e prédios das cidades; a composição a partir de várias figuras em uma só obra; a exposição das obras através de um meio físico e outro virtual. Estas características são essenciais, por exemplo, para que os mais jovens, que têm atualmente tão pouco acesso à arte de qualidade, possam conhecer o mundo em que vivem através da visão do próximo. Esta troca de opiniões, visões e sentimentos, tão escassos atualmente, são trazidos novamente à tona através de uma das formas mais nobres de representação, a arte.
    A contemporaneidade das técnicas e temas retratados convergem para o ápice de galerias como a Choque Cultural. Os artistas tratam, em geral, de representar uma sociedade alienada e cegada pelo poder das mídias, e fazer brilhar a esperança de uma outra sociedade, desta vez que encontre o lirismo intimista de sua essência, cada um a sua maneira.
    Assim como toda variação artística, a Street Art deveria ter mais meios de difusão, já que representa, de maneira inovadora e chamativa, ideias atuais sobre a própria atualidade. Apesar de ser erroneamente confundida com a pichação, a Street Art vem ganhando espaço (e espero que conquiste ainda mais) enriquecendo as ruas de vida e embelezando a monotonia entediante das cidades, permitindo que cada vez mais pessoas tenham acesso ao novo, ao próximo, ao outro. Falta no mundo o que a arte cria: ouvir o que os demais tem a dizer.
    Alice dos Anjos Picariello - nº 03 - 2º ano A

    ResponderExcluir
  32. Eu ja tive oportunidade de conhecer uma galeria de arte, e gostei. Achei a galeria Choque Cultural bem interessante, por apresentar o projeto tanto virtual quanto físico. As obras dos artistas são encantadoras, algumas eu já tinha visto. Meu conceito sobre a street art é de que isso mostra uma importância para a sociedade, coloca cores nas ruas e demonstra talentos e críticas que muitas vezes não são expressandos por outra forma.

    Arthur Gregolini n° 3 2° C

    ResponderExcluir
  33. Nunca conheci uma galeria de arte, por conta disso gostei muito dessa proposta do grupo chamado Choque Cultural, que pretende aproximar os jovens da arte por um meio virtual, que acredito que seja a melhor forma de aproximar os jovens e a arte. Achei as obras muito interessantes, de artistas que possuem um grande talento que atraem o público. O Street Art é uma arte que eu achei muito chamativa, alem de eu nao ter ido em nenhuma galeria de arte.

    Luis Gustavo - nº29- 2ºC

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Infelizmente nunca fui em uma galeria arte, mas pretendo ir qualquer dia em alguma, gosto de algumas exposições que vejo pela internet, mas ver ao vivo deve ser muito melhor. A Galeria Choque Cultural me agradou, são muitas exposições de artistas talentosos e obras ''ricas'' em conteúdo, um estilo de arte ''diferente'' que chama bastante a minha atenção. Os artistas são variados, ambos muito talentosos, tendo cada um sua característica e formas de fazer arte. A famosa Street Art, é a forma de arte que mais me agrada, pois, mostra a essência de cada artista em suas obras, ainda por cima sendo exposta em muros, prédios e muitos outros lugares, podendo serem vistas por qualquer um e a qualquer hora.

    Leonardo Augusto N°26 2°ano C

    ResponderExcluir
  36. Eu já tive oportunidade de conhecer três galerias de arte, mas essa eu realmente não conhecia (apesar de ter achado muito interessante). Gostei muito da forma na qual os artistas promovem suas obras, usando não apenas a visão, mas fazendo com que o público possa interagir com a obra através de experimentos e até diálogos. Adorei todos os artistas, mas eu particularmente amei o trabalho do Daniel Melim, pois as cores e as formas me lembram dos trabalhos de Andy Warhol e de Roy Lichtenstein, que são dois artistas que moram no meu coração, e fiquei mega apaixonada pelas obras delirantes do Stephan Doitschinoff, mostrando a existência de forças que nem sempre são prováveis. Minha opinião sobre a Street Art é a melhor possível, já que a arte de rua é a verdadeira arte (não me bate Marcos), e acho que deveriam existir mais galerias como essa, para que as pessoas possam ter conhecimento sobre essa arte e mostrar que qualquer um pode ser artista.
    Giulia Caroline de Campos 2ºC Nº16

    ResponderExcluir
  37. Eu nunca fui em uma galeria de arte, porem parece ser muito legal ir em uma, principalmente se mostrar a arte urbana, que aparenta ser uma arte com traços mais modernos e os desenhos com diversos significados, assim chamando a nossa atenção. Essa arte, a street art, é apresentada na galeria Choque Cultural, uma galeria que desperta o nosso interesse e todos os seus artistas são talentosos, expressando suas ideias nessas obras e colorindo mais as cidades.

    Nome: Augusto Tabuti nº04 2ºC

    ResponderExcluir
  38. Nunca tive a oportunidade de visitar uma galeria de arte, mas sempre tive interesse. Ao me deparar com a Galeria Choque Cultural, posso dizer que esse interesse aumentou, pois a arte promovida me cativou assim como cativa muitos outros. Por ser uma arte viva, moderna e muito bonita, chama muito a atenção, principalmente do público jovem. Pode-se perceber os sentimentos de cada artista expressados em cada obra de uma maneira colorida e conquistadora. Um dos artistas que mais apreciei foi Rafael Silveira, pois cada uma de suas obras é uma aventura que nos leva à outras dimensões, além de serem muito belas e bem feitas. Para mim, a Street Art não recebe o devido valor que merece, pois é uma arte que, além de possuir uma beleza estonteante, serve, muitas vezes, para conscientização e liberdade.

    Isabelle Advincula, nº 24 - 2º ano A

    ResponderExcluir
  39. Nunca havia visitado uma galeria de arte, e achei muito bacana a iniciativa de abrir uma exposição virtual, possibilitando a todos um contato com esse novo e tão interessante tipo de arte, a galeria me pareceu bem versátil, abrigando desde artistas totalmente pop até adaptações do clássico com o contemporâneo, o que mais me chamou atenção foi Bijari que coloca muita emoção e subjetividade em suas obras, o que ao meu ver é o real espírito da Street Art, que busca criticar e fazer refletir quem a observa, de um jeito moderno, jovial, colorido e muito chamativo, o que garante que a mensagem deixada pelo artista não passe despercebida.

    Thaís Sato nº43 2°ano A

    ResponderExcluir
  40. Infelizmente, eu nunca fui em uma galeria, não tive tantas oportunidades assim para ir, porém, curiosidade não faltou, ainda espero conhecer uma de perto. A Galeria Choque Cultural, é uma galeria com ideias muito legais e interessantes, e que chamam certamente a atenção de quem vê, devido ao seu estilo diferente e extravagante. As obras desta galeria não são obras quaisquer, são obras que se destacam, como por exemplo as obras de Stephan Doitschinoff e de Tec, que expressam um sentido de contemporaniedade e que fazem críticas inteligentes para a sociedade. A Street-Art, é algo que eu sempre tive curiosidade de fazer, na minha opnião, é uma arte que chama muito a atenção, pois é uma obra que expressa o sentimento do artista, por meio do grafite, além de ser algo muito bonito. É uma arte que por muitos é confundida com pichação, porém é um julgamento errado, muitos artistas de rua, se sentem livres através desse meio. É uma forma de arte que tem que começar a ser mais valorizada por todos.

    Rodrigo Nascimento Marcilio - nº 38 - 2ºC

    ResponderExcluir
  41. Nunca fui em uma galeria de arte e essa em especial achei muito interessante por conta da acessibilidade, ela possui alem de um espaço físico um espaço virtual muito completo, as obras em questão são muito interessantes, mas os artistas que mais me chamaram atenção foram Bijari, por usar instrumentos do dia a dia para compor suas obras dando uma outra vida a instrumentos comuns e Jaca, por conta das cores vivas e a vida dos personagens nas obras. Considero a Street ART muito importante e interessante e acho que ela deveria ganhar mais espaço, pois atrai diferentes públicos com as criticas, as cores vivas e os locais onde ela é feita.
    Larissa Martiniano n°27 2°A

    ResponderExcluir
  42. Eu nunca havia conhecido uma galeria de arte, entretanto tive várias oportunidades de conhecer museus de arte e entre eles o Museu do Louvre, Paris-França, onde a obra de maior destaque é a “ Mona Lisa “ ( Senhora Lisa ) pintada por Leonardo da Vinci.
    Sobre a Galeria “ Choque Cultural “ trata-se de uma exposição de obras da atualidade, entre elas obras abstratas onde cada pessoa interpreta de uma maneira individual, de acordo com seus sentimentos, conhecimentos ou a ausência deles. Entre os artistas que expoem na Galeria Choque Cultural o que chamou mais a minha atenção foi o Daniel Melim, que apresenta obras inspiradas no estilo pop e com apresentação rústica tornando esse seu diferencial.
    A Street Art é um estilo que os artistas se expressam em ruas, muros e calçadas sobre temas inspirados no seu dia a dia, no que acreditam e na sua visão de mundo. A Street Art é uma expressão artística ainda bastante descriminada em nossa sociedade, isso porque grande parte da sociedade confunde com pichação, vandalismo. Em minha opinião, a Street Art é um estilo jovem e interessante, “ up to date “.

    Humberto Filho - 2º ano B - nº 20

    ResponderExcluir
  43. Henrique Patricio Manaia nº22 2ºA

    Nunca fui a uma galeria de arte devido à um conceito pessoal em relação ao tema, mas depois de ler sobre a " Choque Cultural " tive uma nova perspectiva sobre as galerias. O fato de apresentar obras e artistas online faz com que estes sejam conhecidos e popularizados, e quem se interessar mais ainda, pode ir e vê-las pessoalmente. Esse contato com o público, seja virtual ou físico, promove, sob tudo, o artista, o que é importantíssimo para estes que tentam o sucesso aqui no país. As obras são impactantes, correspondendo com o " choque ", dando uma interpretação à cultura da população.
    Sobre a Street Art, acredito que seja uma maneira de expressão que causa impacto ao vê-la pois demonstra, na maioria das obras, uma perspectiva do cotidiano, e que me despertou curiosidade.

    ResponderExcluir
  44. Lucas Gabriel Ribeiro Dias Lobo n28 2 Ano C

    Nunca havia ido a uma galeria de arte, porem, com esse projeto do '' Choque Cultural '' fiquei bastante interessado em conhecer mais sobre essas obras. Esse projeto esta sendo muito bom, tentando aproximar a arte para os jovens através da internet, já que os jovens hoje em dia estão muito conectados a ela, a ''Street Art '' é bastante chamativa, interessante, e ao mesmo tempo bastante chamativa, os artistas que fazem essas obras devem ser bastante reconhecidos, pois é um trabalho e tanto. O projeto '' Choque Cultural '' conseguiu despertar um grande interesse em mim, para conhecer mais obras, e mais sobre os próprios artistas.

    ResponderExcluir
  45. Apesar de já ter vistado museus como a Pinacoteca e o MASP, ainda não tive a experiência de ir a uma galeria de arte, embora eu conheça e admire artistas como o paulistano Eduardo Kobra que é um dos principais representantes da Street Art no Brasil.
    Essa galeria mostra o que, para mim, é o mais notável da Street Art: a incorporação da cidade como suporte e/ou parte da obra, como é fácil perceber nas obras do argentino Tec.
    A Street Art consegue ensinar ,principalmente para o público urbano brasileiro, que é possível expressar arte em qualquer lugar e que a arte urbana é capaz de quebrar um pouco da rotina monocromática que é a vida nas cidades grandes brasileiras.
    Gabriel Teruhiro Sakakibara - N°17 - 2°A

    ResponderExcluir
  46. Já visitei algumas exposições de artes, entretanto nunca fui a uma galeria especifica. Já fui em locais onde obras eram expostas e comercializadas, mas em um lugar onde fosse apenas para expô-las, não. A galeria choque cultural se mostra bem interessante e diversificada, pois mostra artistas contemporâneos apresentando a nós, os seus talentos. Outra coisa bem interessante nessa galeria é o fato de que as obras são mostradas também virtualmente, um fato que para a era digital que vivemos atualmente, conta muitos pontos. Para mim, a street art, nada mais é do que uma forma que os artistas encontram de expressar o que estão sentindo, o que para alguns é considerado errado ou vandalismo, por ser praticada na rua. Porem em minha opinião, ao retratar isso nas ruas, eles trazem uma vida nova ao local, dando mais alegria aos que ali passam. A arte urbana, que é por muitos, desvalorizada, deveria ser vista com outros olhos, pois traz à tona, talentos muitas vezes escondidos e que ao “se libertarem” mostram o quão incríveis podem ser.
    Silmara Disse, 2ºA, 39

    ResponderExcluir
  47. Já fui numa Vernissagem de uma amiga de minha vô, no qual foi na Igreja do Valongo, e foi uma exposição de obras religiosas.
    A galeria Chuque Cultural é bem interessante pois já que é feito um espaço de maior acesso a população (a propria rua) pode atrair maior puplico. O artista que mais chamou-me a atenção foi o Bijari que usa objetos do dia a dia que passam despercebidos pelos olhos mas que com um toque artistico viram verdadeiras obras de arte.
    Esse tipo de arte é importante e deve continuar pois sendo usado objetos comuns inspira outro jovens artistas que por meio desse estilo de arte podem se expressar usando a rua como sua ''tela''.
    Matheus Moraes nº30 2ºB

    ResponderExcluir
  48. Nunca visitei uma galeria de arte, porém já tive a oportunidade de visitar exposições como a Bienal (não me lembro de qual ano) e várias outras de fotografia, pois minha madrasta está sempre expondo algumas de suas fotos. Gostei muito dessa galeria, porque além de ter fácil acessibilidade e permitir que aqueles que não tenham tempo de ir até lá possam visitar online, ela aborda um tema que na minha opinião é intrigante. A Street Art, mesmo não reconhecida por muitos, é interessante pelas cores, desenhos e pelo estilo mais moderno. Os artistas que eu mais gostei foram o grupo Bijari, que aponta para o futuro e se utiliza de tecnologias, e Daniel Melim, que se utiliza da publicidade para com sua pop arte. A arte urbana é uma maneira desses artistas modernos expressarem seus sentimentos sobre a cidade, e diferente de muitos não acho que isso seja vandalismo, é uma arte que deveria ter mais reconhecimento e mais valor. Poderiam existir mais meios para isso, e incentivo a esses artistas.

    Bruna Guedes S. de Sousa - 2ºano A - nº 9

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Já fui em alguma galerias de arte como Masp e Pinacoteca de São Paulo, mas nunca fui em uma como a Choque Cultural, que aborda vários tipos de arte do grafite ao acessório do dia a dia.
    Nessa arte qualquer um pode ser um artista, basta querer, a street art- arte urbana faz com que a cidade fique mais bonita e alegre, além disso o artista expressa seus sentimentos em relação a tudo. E o jeito como a arte é exposta faz com que todos tenham acesso a cultura.
    Juliana Menezes 24, segundo B

    ResponderExcluir
  51. Nunca visitei uma galeria de arte, mas ao visitar o site da Galeria Choque Cultural fiquei bastante motivado em conhecê-la. A galeria reúne o trabalho dos grafiteiros com o objetivo de preservar sua arte e torná-los reconhecidos. O que é muito importante ! É muito legal a interação desses artistas para compor esta galeria, pois ajudam a ampliar o nosso conhecimento da verdadeira arte. De imediato me deparei com a arte chamada Bijari, na qual inspira, provoca e estimula o espírito crítico. É uma arte muito interessante, pois facilita a relação entre diferentes, aproximando-os e relacionando ("trocando") diferentes formas de linguagens.
    O Coletivo Bijari nasceu como fruto na cidade contemporânea, lugar onde a diversidade cultural é imensa, facilitando assim a troca de experiências e conhecimento.
    Particularmente a Street Art - arte urbana é muito interessante e muito importante, pois assim o artista pode exprimir sua opinião ou seu desabafo. A Street Art da um novo olhar para uma cidade, deixando mais alegre e colorida, fazendo com que as pessoas saem do seu cotidiano, um pouco quanto tedioso e urbanizado.

    Gabriel Oliveira, número 16, 2º ano A

    ResponderExcluir
  52. Não fui em nenhuma galeria de arte fisicamente, porém através do site ChoqueCultural pude visitar uma galeria de arte online. Achei interessante a quantidade de obras que foi reunida pelo site, sem contar a variedade de artistas, estilos, imagens em alta definição e mensagens por trás de cada obra apresentada.
    Através de alguns exemplos percebi que em cada página que visitei, foi possível encontrar diferentes estilos artísticos, por exemplo: obras que se utilizam do corpo humano com base; arte feita a partir de fotos tiradas de situações reais; repetição de imagens dentre outros.
    Penso que a Street Art é o tipo de arte mais importante entre os outros tipos. É o tipo que o artista consegue se expressar com mais facilidade e fazendo com que o espectador entenda a mensagem por trás da obra, pois os recursos utilizados nessa arte são parte do cenário do dia a dia das pessoas.

    Hugo Davis, Nº 23 - 2º Ano A

    ResponderExcluir
  53. Nunca visitei uma galeria de arte, mas fiquei com vontade de conhecer depois de ver as obras no site. Achei a proposta dessa galeria muito boa, devido ao fácil acesso que o público tem a ela, fazendo com que o artista seja mais conhecido, pelo fato da internet hoje ser um meio de comunicação muito usado hoje em dia principalmente pelos jovens, e também por apresentar muitas variedades, obras atuais e de impacto. Acho street art. muito legal, pois além de deixar a cidade mais bonita, sempre expressa alguma coisa e tem alguma mensagem.
    Yassmin Nassif 2C N 45

    ResponderExcluir
  54. Eu nunca tive a opotunidade de visitar a uma galeria de artes, somente museus. A galeria Choque Cultural é muito interessante, e o que mais me chamou atenção é o fato de essa galeria poder ser visitada virtualmente também, e não apenas fisicamente, o que é bom. Os artistas expostos na galeria possuem estilos diferentes e criativos. Mas o que mais me chamou atenção foi o do Jaca, pela diversidade de cores e o modo livre com que se expressa. A Street Art é a forma de expressão de alguns artistas, e muito legal, possui muitos detalhes e é uma forma dos artistas exporem seus sentimentos através dos desenhos, além de enfeitarem a cidade.
    Nome: Aline Andrade de Campos
    n: 1 Série: 2B

    ResponderExcluir
  55. Nunca conheci uma galeria de arte, mas gostaria de ir em uma. Eu gostei muito da galeria de arte, mostrando vários tipos de obras de arte de vários artistas. Os artistas apresentados são artistas com muito talento e eu queria destacar o Stephan Doitschinoff, por que gostei muito das obras que ele apresenta para o público. Acho muito legal esse tipo de arte, já que cada artista pode apresentar seu próprio tipo de arte, pois olhando a exposição, percebi que as obras aparentam se diferir bastante
    Paulo Eduardo P C Alves n°32 2°B

    ResponderExcluir
  56. Sim, já tive a oportunidade de visitar uma das edições da bienal, não me recordo de qual ano mas fui visitar a exposição com a escola. Achei essa exposição do choque cultural muito interessante, e que a intenção do projeto é muito boa.Os artistas presentes nessa exposição são artistas com um talento muito bom de fazer coisas do dia dia, coisas comum em obras de artes que ganham muita atenção e destaque para nós que percebemos como as coisas do dia dia podem ser modificadas de tal forma. Creio que a street art arte urbana é uma forma de arte muito interessante e bonita, porém não tem o reconhecimento e o incentivo merecido por esses artistas e os novos artistas que pensam em seguir essa carreira.
    Rodrigo Matsui, número 39, 2°ano A

    ResponderExcluir
  57. Apesar de chamar muito a minha atenção, nunca tive a oportunidade de conhecer uma galeria de arte. A galeria Choque Cultural, junta várias obras dos grafiteiros, onde o seu projeto é a street art, ou seja, a arte urbana, essa arte é desenvolvida no espaço publico, e é uma maneira desses artistas contemporâneos se expressarem, mostrando seus sentimentos, suas criticas e seus pontos de vista sobre o mundo ou até mesmo o que o mundo “esconde”. Apesar de ainda não serem vistos de boa forma, com o senso critico e criativo dos artistas, eles irão promover uma arte que irá abrir portas para o futuro da nossa sociedade, e acho importante que as nossas mentes abram espaço para todos os tipos de pensamentos e visões sobre as diversas coisas que esses artistas apresentam.

    Aline Sayumi Kinoshita, Nº04 - 2º ano A

    ResponderExcluir
  58. Já visitei uma galeria de arte de contemporânea, mas a iniciativa Choque Cultural tem a diferenciação de levar a arte para qualquer pessoa em qualquer lugar, já que hoje ainda existe a dificuldade de tempo e mobilidade pra visitar uma galeria ou exposição.Além de trazer novos artistas e obras para um público que ainda os vê como vândalos.
    Esse tipo de projeto, facilita o acesso a street art, que na maioria das vezes se encontra espalhada pela cidade, muitas vezes ignorada por quem não olha duas vezes para um muro, esteja ele pichado ou pintado por um artista de renome.A arte de rua deveria ser mais apreciada, pois possui uma liberdade de cores e formas exclusiva para que o artista se expresse de forma que o público entenda facilmente.
    Sofia N. S. Ramos
    N° 40 2°ano A

    ResponderExcluir
  59. Já visitei algumas exposições mas não muito famosas ou com grande público como essa,o Choque Cultural é bem divertido de olhar pelo fato de as obras dos artista na maioria das vezes são cheias de detalhes e com muitas cores chamando assim muita a atenção de quem olha.O artista que mais me chamou atenção fui Stephan Doitschinoff na sua obra Mão,2012,rica em detalhes e cores deixando assim bonito e isso que chama muita atenção.
    A arte urbana, urbanografia ou street art por algos considerado vandalismo ou pichação na verdade e um tipo de arte bem divertido de ver onde os artista expressão seus sentimentos e opiniões através de desenhos e isso com certeza deixa a cidade mais bonita e menos cinza.
    Gabriel Araújo
    N°15 2°A

    ResponderExcluir
  60. Nunca fui a uma galeria de art, mas depois de ter vista essas imagens pelo site, creio q muito em breve estarei visitando uma.
    Achei essa galeria realmente incrivel, pelo fato de suas obras coloridas e ricas, o que me chama muita a atenção, a única obra que nao achei muito interessante foi a de Bijari.
    Uma obra que realente me chamou muita a atenção foi a de Rafael Silveira pelo fato da beleza a criatividade usado com o sorvete.
    A Street Art é realmente incrível e importante pelo fato de poder expor suas obras pela cidade e despertar o interesse das pessoas pelas incríveis obras.

    Allan Quaresma nº01 2ºC

    ResponderExcluir
  61. Eu não conhecia nenhuma galeria de arte. A galeria mostra-se interessante pela variedade de obras e estilos presentes na mesma, além de permitir que as pessoas possam ve-la em qualquer lugar. As obras em sí mostram uma outra realidade do que a qual estamos acostumados. Uma obra que me chamou a atenção foi a "Proibido Jogar Entulho" de Daniel Melim, fazendo uma crítica à sociedade.
    A Street Art é bem interessante de se ter em cidades grandes como São Paulo, para tirar o tom monótono de cinza das casas e prédios, tornando a cidade um local mais bonito para quem a vê.
    André Ungaro - nº06 - 2ºA

    ResponderExcluir
  62. Nunca fui em nenhuma galeria de arte, mas se tiver a oportunidade irei com todo prazer. A galeria Choque Cultural apresenta essa forma de arte inovadora, com ideias interessantes, que me despertaram muito interesse, Não só interesse próprio, assim como de muitos jovens, pois essas obras em nossa atualidade são mais fáceis de serem compreendidas.
    Em relação aos artistas, eles se sentem livres para trabalhar com o que desejam, e pensam. Infelizmente essa arte é geralmente considerada vandalismo, e as pessoas passam reto por elas, pois acham que é apenas um ''pixe'' a mais. Porém essa arte é urbanizada, podendo até ser realizada por muitas pessoas.
    Creio que a arte urbana precise de um pouco mais de incentivo e reconhecimento.

    Bruna Mestriner
    Nº 08 2ºC

    ResponderExcluir
  63. Nunca visitei a galeria de arte , infelizmente . Já sobre a iniciativa da Choque cultural, achei impressionante ,por particularmente esse tipo de arte ser a minha favorita. A galeria online possui diversas fotos de exposições excepcionais com muros,carros,interiores diferentes . Então quando surgir uma oportunidade de visitar a galeria na Rua Medeiros de Albuquerque , 250

    Luis Felipe Bordinhão N28 2A

    ResponderExcluir
  64. De certa forma nunca tive a oportunidade de visitar alguma galeria de arte. Já a iniciativa do choque é alem de renovadora, bem intrigante. Afinal alem de ser virada para todos os tipos de pessoas, ela da também um certo foco para os jovens, com artes de rua, murais e entre outros. Dessa forma espero quando puder ir a uma galeria sem pensar duas vezes.

    Victor Gomes Sebastião Nº40 2ºB

    ResponderExcluir
  65. Infelizmente, nunca tive uma oportunidade para conhecer uma galeria de arte que fosse de artistas renomados.. apenas amadores (ou no meu caso, artes produzidas por outros colegas, independentemente de serem paródias ou releituras de obras feitas por artistas renomados.). A galeria em si é bem interessante e atraente, principalmente para aqueles que devido a correria do dia-a-dia (que muitas vezes constam também de trabalhos cuja temática passa bem longe da arte) que impede a grande parte das pessoas de poder frequentar, tanto fisicamente quanto por internet, uma galeria de arte. Os artistas e suas obras promovem uma ideia mais moderna, apontar tudo o que esta havendo durante o nosso dia-a-dia, seja para criticar ou apenas por parte do tema e também percebemos a variedade de materiais utilizados nela, sendo parte desses materiais: seu plano de fundo (construções, telas, automóveis..) ou os utensílios (tintas, led, cassetetes...). Sobre a arte urbana, posso afirmar em um conceito geral que acho ela interessantíssima e bem chamativa, porém, há algumas que não me interessam devido ao tema abordado (geralmente, bem poucas.) ou pela maneira como são produzidas. Apesar de termos um contato muito frequente com tal arte, não possuímos um certo reconhecimento da mesma, afinal, muitos à consideram "poluição visual", já que escapam do conceito "geral" de "arte" (Que podemos resumir à paisagens, pessoas não-desfiguradas [que muitas vezes nos lembram das pessoas pintadas no romantismo] e cores em tons "naturais", "pouco chamativas.").

    Giovanna Maria Dester Ladeira 2ª A Nº 20

    ResponderExcluir
  66. Nunca visitei alguma galeria de arte, e por mim nunca visitarei, mas em si a galeria tem uma boa ideia em juntar vários tipos de artistas e suas arte em um lugar só como o artista Daniel Melin que traz em algumas artes algumas criticas as sociedade, a politica e ate mesmo ao local que a arte foi pintada.
    A Street Art e consideradas por muitos um tipo de vandalismo, mas a real ideia que ela representa são as criticas que os artistas fazem muitas vezes ao governo e a sociedade, muitas das vezes trazendo a tona a realidade que muito não querem vela.

    João Vitor Z. Rodrigues N°22 2ºC

    ResponderExcluir
  67. Nunca vi ou estive em uma galeria de arte, e a Galeria Choque Cultural me deu uma belíssima impressão e curiosidade por mais galerias. Mas apesar disso, sempre gostei muito de críticas em formas de arte, o que dá um impacto a mais ao apreciador e ao não apreciador. A Street Art sempre foi a maior vertente das artes críticas, e isso se deve por ela estar mais próxima do povo, por não precisar de espaço reservado ou ingresso para vê-la . Essa galeria em si, apresenta estilos distintos de artes de rua, mas todas próximas à vida urbana apresentando críticas à ela. As pinturas de Daniel Melim captaram minha atenção por lembrar-me de artes produzidas em países em guerra, como as obras de Bansky, mas como um ativismo social e não tanto político. As obras do Coletivo BijaRi também chamaram-me a atenção com seus diferentes instrumentos e da representação da vida urbana e seus contras em objetos urbanos ou não urbanos, principalmente o carro com as bromélias. A Street Art substitui a pichagem pela grafitagem, dando sentido ao concreto frio e cinza dos prédios e muros e abrindo a mente de quem vê ao que realmente importa.

    Alec Mizote Garcia Nº 01 2ºA

    ResponderExcluir
  68. Ainda não tive a chance de visitar uma galeria de arte, só museus. Achei muito interessante o modo como os artistas expressam seus sentimentos com objetos "comuns", que ao misturar com outros ganha uma expressão completamente diferentes. A obra que mais me chamou a atenção foi a do artista Stephan Doitschinoff, pois ele leva a uma curiosidade após cada compreensão da obra. Achei a Street Art muito legal, pois além de determinar novas obras e artistas também embeleza o lugar.

    Ayrton Goma n°7 2°A

    ResponderExcluir
  69. Nunca tive a oportunidade de visitar uma galeria de arte, e a Galeria Choque Cultural é muito interessante porque promoveu, pelo menos para mim, uma quebra no conceito que eu tinha sobre galerias de arte. Normalmente não é uma coisa que despertaria o meu interesse, mas essas exposições me chamaram atenção pelas cores vibrantes, pelas formas diferentes e pela criatividade dos artistas. Gostei muito de algumas obras de Stephan Doitschinoff, principalmente das que pareciam ter um teor meio mitológico como "A estrela" e "O mundo". Também achei muito divertida "Montanha Russa" de Rafael Silveira . Acredito que a Street Art seja muito importante para o ambiente urbano pois dispensa galerias, museus, podendo ser feita em qualquer lugar. Isso faz dela uma arte mais acessível e popular, porque qualquer um pode ver, inclusive quem não se interessa por arte. Dando cor e vida a lugares cinzas e cheios de concreto, o elemento da arte urbana é o dia a dia,a ironia, a criatividade, a sociedade, o que a torna mais próxima de quem a vê.
    Ana Beatriz Pintar nº5 2ºA

    ResponderExcluir
  70. A correria das grandes cidades e o apertado dia a dia que cada um de nós levamos impede-nos de observar pequenos detalhes ou conhecer grandes projetos da atualidade. Nunca visitei uma galeria de arte; tampouco conhecia esse novo estilo contemporâneo
    As imagens que compõem a exposição causaram-me diferentes sensações. É curioso como os autores expressam e colocam seus sentimentos juntamente com elementos atuais da cidade. Outra coisa que me chama atençao é a variedade de temas propostos na Street Art. Pode-se falar de vários assuntos até mesmo dentro de uma determinada "pintura".
    A arte urbana é extremamente importante porque traz outros olhares aos considerados "vândalos" por produzirem tal tipo de material. Ela mostra exatamente o tipo de cotidiano de quem vive no meio urbano, muitas vezes mascarado e escondido.

    Luiza Oliveira – número 30 – 2A

    ResponderExcluir
  71. As galerias de arte nunca me dispertaram muito o interesse, por isso ainda não as visitei. Esses artistas que tiveram obras expostas na galeria choque cultural vieram para alterar a mesmice, porém já vi modelos parecidos na obra "Guernica" de Pablo Picasso expressando suas emoções em óleo sobre tela durante as catástrofes da 2ª guerra mundial. A galeria conseguiu salientar por meio dos contrastes as emoções e ações retratadas, algo que é muito importante para conquistar um público mais jovem, que tem interesse por obras que demonstrem ter movimentos. A street Art vem para dismitificar que o graffite, forma de expressão mais "underground" das ruas, são crimes que servem para poluir as cidades. Tomam proporções cada vez maiores, e mais importantes no cenário artístico-cultural nacional, e em minha opinião eu comemoro isso, já que essa arte representa o retrato do jovem atual, e essa identidade deve ser levada para frente.
    Caio Martinez 2ºB N:09

    ResponderExcluir
  72. Nunca fui a uma galeria de arte, um dos motivos é que pela televisão; em filmes, séries e afins, esse tipo de arte nunca me agradou e não havia sentido para mim, mas após ver o site, adoraria ir. Achei atraente e agradável aos olhos, as cores, formatos e a jovialidade presente nas obras com um toque de " bizarro " e um tipo " obscuro" envolto em todas as cores e objetos aleatórios jogados na 'cena' me agradaram e me enturmaram também. Em relação ao artistas; não sou muito fã de fotos, então,Bijari não me agradou. Rafael Silveira, foi o artista que mais gostei, porque adorei esse estilo vintage maluco, colocando a anatomia humana com outras proporções e objetos desconexos. Aprecio muito a Street Art , gosto de ver grande cidades como São Paulo em cores e com ideias diferentes, dá vida a cidade, apesar de ser melancólico. Roberta Atra n°: 36 - 2 ANO A

    ResponderExcluir
  73. Infelizmente, devido a fatores que não fazem referência a falta de interesse, nunca fui à uma galeria de arte. Sempre admirei muito esta maneira de comunicação e pretendo dedicar mais tempo para assuntos que envolvem o meio artístico. Em relação ao Choque Cultural, é de extrema relevância o propósito apresentado pela galeria, que entre outros fatores como conscientização e descoberta de novos talentos artísticos, apresenta como proposta abranger uma maior quantidade de pessoas e atingir o mais diferenciado público. Particularmente gostei muito das obras e dos artistas, que no geral optam por temas modernos e assuntos contemporâneos. É o caso de Daniel Melim (cuja a proposta me interessou bastante), por meio de suas obras, ele faz uma crítica ao clichê imposto pela publicidade e ao mesmo tempo ao atual mundo consumista. Este assunto é tratado nas obras de Melim, através de um visual carregado e muitas vezes transmitindo a ideia de uma obra inacabada, características que fazem referência ao atual mundo em que vivemos. Em um atual mundo no qual há tanto alienamento e conformismo, é bom nos depararmos com o street-art que dispõe como principal objetivo o sentimento do artista exposto em arte por meio de grafites, sentimento este que na maioria das vezes é provido de uma crítica, que para ser compreendida, deve ser observada atentamente. Este projeto é interessante, pois é um meio que facilita a exposição da street-art (na grande maioria das vezes disposta em cidades), e com isso abrange uma maior quantidade de pessoas e consequentemente amplia o conhecimento e interesse das mesmas,
    Gabriella Parpinelli Nº18 2ºA

    ResponderExcluir
  74. nunca tive o interesse de procurar uma galeria,mas o choque cultural mudou minha visâo sobre a arte.Como as musicas para mim,a arte transmite muito sobre os sentimentos e formas de pensar do autor.A street art traz isso de uma forma mais atraente para o publico jovem que normalmente despreza a arte. se expressam em cores,formatos e desenhos.Se o jovem parar e olhar nem que sejam 5 minutos para a obra,pode lhe trazer uma lembrança boa, e ganha um sorriso e ganha o dia em algo que desprezava ate entao. A street art tem meu apoio uma arte com a cara do dia a dia e de forma bem atraente
    Matheus Holanda 2-A nº33

    ResponderExcluir
  75. Ate entao nunca tive vontade de ir em uma galeria,ao ver o choque cultural ,as obras me interessaram .O jeito de como os autores da obra transmitem seus sentimentos,com as cores e tudo na obra me deixam alegre,uma forma bem moderna de atrair os jovens hoje em dia para verem essas lindas obras.Mesmo nao sendo muito chegado em arte, admito que esta galeria me chamou a atençao e me agradou,me aproximando da arte. Com a street art meu modo e gosto pela arte mudaram,e com certeza para melhor.
    João Pedro Barbosa 2-B nº22

    ResponderExcluir
  76. Nunca tive a chance de conhecer uma galeria de arte, porém já tive a oportunidade de conhecer diversos museus, como o MASP, Pinacoteca de São Paulo, CCBB, e até mesmo Louvre, Pompidou e Musée d'Orsay em Paris. A facilidade de acesso da Galeria Choque Cultural foi o que mais me agradou, pois muitas vezes perdemos a oportunidade de aprimorar nossa cultura por causa da distância e falta de tempo. Achei as obras muito interessantes, principalmente o modo como o artista transforma a arte em uma crítica. Apesar de todos os artistas terem me agradado, o que mais apreciei foi o artista Rafael Silveira, pois suas obras mostram uma junção da arte erudita com a arte popular, e a combinação desses dois estilos tem um resultado cativante e até mesmo "bizarro". Além disso, possui um traço bastante característico que eu, particularmente, aprecio muito.
    Apesar de preferir estilos mais antigos como a arte renascentista e a arte impressionista (dando uma atenção especial a Claude Monet e Renoir), admito que gosto bastante da Street Art, pois nela temos a oportunidade de aderir a arte ao nosso dia-a-dia, além de colorir a massa cinzenta que são as nossas cidades.

    Giovanna Kawai nº 21, 2ºA

    ResponderExcluir
  77. Eu tive a oportunidade de visitar uma galeria de artes uma vez, a qual estava sendo realizada no SESC-Pompéia. Não tenho nenhum tipo de arrependimento. Pelo contrário, caso houvesse outra oportunidade tentaria comparecer à tal exposição. Esse projeto apresentado pela Galeria Choque Cultural é muito interessante, e o que mais me chamou atenção foi a proposta do Coletivo BijaRi por conta de suas obras estarem mais vivas aos olhos de quem as está vendo. A Street Art é um modo de deixar a cidade mais bonita e viva com suas cores, porém ainda é criticada por muitos brasileiros, os quais acham que essa arte é um meio de vandalismo. E, na minha opinião, não passa de uma grande besteira, pois caso esse movimento fosse vandalismo não seria considerada arte.

    LEONARDO BENTIVOGLIO YOSHITAKE Nº25 / 2ºB

    ResponderExcluir